Uma novidade pode facilitar a participação de estudantes e professores de países de baixa e média renda no maior evento de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) do mundo. Até 1º de setembro, o 3rd World Congress on Traditional, Complementary and Integrative Medicine (3rd WCTCIM), vai receber inscrições para concorrer a cupons de desconto especiais que podem chegar a 65% do valor da inscrição.

A ação é para facilitar a participação do Congresso Mundial de MTCI que acontece em outubro no Brasil, de modo a oportunizar o acesso ao conhecimento e ao networking global de forma mais democrática, reforçando o compromisso do 3rd WCTCIM com a equidade, um dos dez princípios do evento.

Esta iniciativa é resultado direto do apoio de parceiros do evento, que concederam subsídios para viabilizar a campanha. O objetivo é remover barreiras financeiras e garantir que a diversidade de conhecimentos e experiências enriqueçam os debates que moldarão o futuro da saúde global, garantindo a pluralidade de saberes e impulsionando o avanço científico na área das MTCI..

Como funciona a Campanha

Graças aos subsídios concedidos por parceiros apoiadores, o Congresso Mundial de MTCI oferece descontos de até 65% em novas inscrições. Esta oportunidade é destinada a professores, pesquisadores, estudantes (de graduação e pós-graduação) e profissionais residentes do Brasil e de outros países de baixa e média renda (listados como LMIC). É importante destacar que o benefício é válido apenas para quem ainda não se inscreveu.

O comitê organizador dará prioridade aos autores que tiverem trabalhos aprovados para apresentação. Para solicitar o benefício, os interessados devem preencher o formulário de solicitação de subsídio até o dia 1º de setembro de 2025. Cada pedido será analisado individualmente, e a resposta será enviada em até 15 dias após a submissão.

Outras Oportunidades de Desconto

Para quem não se enquadra nos critérios do subsídio, o 3rd WCTCIM oferece outras modalidades de desconto não cumulativas para facilitar a participação:

  • 30% de desconto: Para afiliados ao CABSIN e para grupos com 10 ou mais pessoas.
  • 20% de desconto: Para membros dos co-organizadores (ISCMR, ESIM) e de redes parceiras (Rede TCIM Américas, Rede PICS Brasil, etc.).
  • 15% de desconto: Para membros de outras instituições parceiras.

Última Chamada para submissão de resumos científicos

As submissões de abstracts para o 3rd WCTCIM estão no round final. Os interessados têm até 15 de julho de 2025 para enviar suas contribuições. Os resumos aprovados serão publicados em um suplemento especial da revista científica Frontiers in Public Health, garantindo alta visibilidade em publicação qualificada internacionalmente.

As modalidades de submissão incluem:

  • Resumo de Pesquisa: Apresentação de resultados de estudos originais.
  • Relato de Caso Clínico: Descrição detalhada de casos clínicos relevantes.
  • Relato de Experiência: Exposição de experiências práticas ou de gestão em MTCI.

Dica para Potencializar sua Participação

Para garantir sua participação e a submissão do seu trabalho, não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do envio do resumo. Você pode se registrar no sistema, submeter sua proposta e, caso seja aprovada, realizar o pagamento da taxa de inscrição antes do evento. Essa flexibilidade permite que você planeje sua participação com mais tranquilidade e aproveite os prazos.

Lembre-se que as submissões devem ser somente em inglês.

O que é o 3rd WCTCIM?

O 3rd World Congress on Traditional, Complementary and Integrative Medicine será de 15 a 18 de outubro de 2025, no Rio de Janeiro, Brasil. Este evento histórico, realizado pela primeira vez na América Latina, é promovido pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), pela International Society for Traditional, Complementary and Integrative Medicine Research (ISCMR) e pela European Society of Integrative Medicine (ESIM). 

O Congresso contará com a participação de pesquisadores, profissionais e gestores de saúde de diversos países e visa promover o intercâmbio de experiências e evidências científicas no campo das práticas integrativas e complementares, com o objetivo de avançar na integração das MTCI nos sistemas de saúde, alinhado ao lançamento da nova Estratégia de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2025-2034. 

O programa está estruturado em seis eixos temáticos que abordam desde a diversidade de modalidades terapêuticas e sua integração nos sistemas de saúde até a saúde planetária e a formação de futuros profissionais.

Atenção aos prazos: