Pesquisar
Close this search box.

Mapas de Evidências

Mapas de Evidências

Como contribuição para facilitar o acesso às evidências disponíveis, bem como à identificação de lacunas no conhecimento, o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e BIREME/OPAS/OMS uniram esforços para sistematizar as evidências científicas em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas – MTCI em mapas de evidências; com o objetivo de apoiar profissionais de saúde, tomadores de decisão e pesquisadores na construção de ações de saúde baseadas em evidências.

Racionalidades médicas

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos clínicos da Homeopatia. Foram incluídos no mapa 51 estudos de revisão sistemática que avaliaram o efeito de 4 tipos de intervenções com a Homeopatia: Formulação Homeopática Comercial, Homeopatia Clínica, Isoterápicos e Individualizada. As intervenções foram associadas a 58 desfechos de saúde distribuídos em 10 grupos. No total foram 221 associações entre intervenção e desfecho, com destaque para as intervenções dos grupos Homeopatia Clínica (82 associações) e Homeopatia Individualizada (75).

Ver mapa

 

Este mapa apresenta uma visão geral das evidências da efetividade clínica sobre os efeitos da medicina antroposófica para diferentes desfechos em saúde: Bem-Estar e Qualidade de Vida, Atenção à Saúde, Câncer, Indicadores Metabólicos e Fisiológicos, Outras Condições Patológicas. A medicina antroposófica (MA) é um sistema de tratamento multimodal integrativo baseado na compreensão holística do ser humano, da natureza, da doença e do tratamento. A terapêutica antroposófica utiliza medicamentos de origem mineral, vegetal e animal caracterizados como medicamentos dinamizados antroposóficos pelo órgão regulador ANVISA, além de terapias próprias como a Euritmia, Massagem Rítmica, Aconselhamento Biográfico, Psicoterapia, Terapia Artística, entre outras.

Ver mapa

Produtos naturais

Este mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre intervenções relacionadas à Cannabis medicinal. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos 194 estudos de revisão. Os estudos avaliaram o efeito de 18 tipos de intervenções à base de Cannabis para 71 desfechos de saúde. Os estudos incluídos no mapa foram publicados a partir de 2001 e a população mais comum foi indivíduos com transtornos mentais/neurológicos e indivíduos com dor.

Ver mapa

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Plantas Medicinais Brasileiras para desfechos em saúde. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 214 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores de Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais (LTPN) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.

Ver mapa

 

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Plantas Medicinais e Fitoterapia para Distúrbios Metabólicos e Fisiológicos. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 48 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares (LabPICs) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VER MAPA

 

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Plantas Medicinais e Fitoterapia para dor e doenças crônicas. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 49 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares (LabPICs) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VER MAPA

 

Este mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Ozonoterapia Bucal para várias condições clínicas e de saúde das pessoas a partir da caracterização de 15 estudos de revisão, distribuídos graficamente em uma matriz com 6 intervenções em uma série de resultados clínicos agrupados em 9 categorias. A maioria dos estudos concentra-se na intervenção com água ozonizada tópica e mistura gasosa oxigênio-ozônio tópica aplicada no tratamento de cárie, dor, cicatrização e inflamação. Pesquisadores do Centro de Excelência Prótese Implante da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) colaboraram com a construção deste mapa.

VER MAPA

 

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Plantas Medicinais Brasileiras para desfechos em saúde. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 214 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores de Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais (LTPN) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.

VER MAPA

 

Este mapa apresenta uma síntese gráfica da evidência sobre apiterapia analisada em 51 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados para as seguintes intervenções da apiterapia: Mel, Própolis, Apitoxina, Pólen e Geleia Real. A maioria dos estudos analisou a intervenção Mel aplicada para os desfechos mucosite (16 revisões) e ferida (8 revisões). A Própolis foi a segunda intervenção mais estudada para os desfechos mucosite (4 revisões) e placa dentária (3 revisões). Três revisões avaliaram os efeitos da Apitoxina aplicada em desfechos dos grupos Dor (alívio da dor, dor articular, dor cervical, dor lombar e dor muscular); e Doenças Não Transmissíveis (artrite, bursite, doença de Parkinson, osteoartrite e ovário policístico). Esta intervenção também foi aplicada para os desfechos de função motora e transtorno da articulação temporomandibular. A Geleia Real foi aplicada para os desfechos de mucosite, glicemia e hemoglobina glicada, em 2 estudos. Uma revisão sistemática estudou o pólen aplicado para os desfechos de dor pélvica e qualidade de vida.

VER MAPA

 

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Plantas Medicinais e Fitoterapia para cicatrização e doenças agudas. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 16 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares (LabPICs) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VER MAPA

 

O mapa reúne a evidência de 73 estudos de revisão sistemática que analisaram o efeito clínico de intervenções de aromaterapia com óleos essenciais (49 óleos essenciais), óleos vegetais (06 óleos vegetais graxos), misturas (66 sinergias) e 01 hidrolato, utilizando cinco formas de aplicação: inalação, banho, massagem, ingestão ou tópico. Cada intervenção foi associada a pelo menos um dos 55 desfechos de saúde. No total, foram 420 associações entre intervenções e desfechos.

VER MAPA

 

Terapias não Farmacológicas

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Ventosaterapia. Foram incluídos no mapa 25 estudos de revisão sistemática que avaliaram o efeito da ventosaterapia em 4 tipos de intervenção: apenas Ventosa, Ventosa multimodal com MTC, Ventosa multimodal com MTC e não-MTC e Ventosa multimodal com não-MTC. As intervenções foram associadas a 20 desfechos de saúde distribuídos em 5 grupos: Bem-Estar, Vitalidade e Qualidade de Vida, Dor, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Doenças Infectocontagiosas e Doenças Não Transmissíveis. No total foram 37 associações entre intervenção e desfecho, sendo a maioria (22) com Ventosa multimodal com MTC e não-MTC do tipo mista e para desfechos do grupo Dor (9), Doenças Crônicas Não Transmissíveis (6) e Bem-Estar, Vitalidade e Qualidade de Vida (4).

Ver mapa

 

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da moxabustão. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 64 estudos de revisão (51 revisões sistemáticas com metanálise, 6 revisões sistemáticas de estudos controlados randomizados, 3 revisões sistemáticas e 4 metanálises). Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores da área de acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. A maioria das evidências disponíveis concentra-se no grupo das Doenças crônicas não transmissíveis e aplicada para os desfechos osteoartrite, hipertensão arterial e hérnia de disco. Os desfechos mais observados foram osteoartrite, hipertensão arterial e trabalho de parto.

VER MAPA

 

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Acupuntura para desfechos em saúde. A partir de uma ampla busca bibliográfica (PubMed e BVS) foram incluídos no mapa 171 estudos de revisão (48 sistemáticas e 123 revisões sistemáticas com metanálise). Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores da área de Acupuntura.

VER MAPA

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Meditação para diversas condições clínicas e de saúde da população em geral. A partir de uma ampla busca bibliográfica de estudos publicados e não publicados, foram incluídos no Mapa 191 revisões (78 revisões sistemáticas, 110 metanálises, 2 metassínteses e 1 revisão integrativa). Sobre os tipos de meditação: 147 revisões avaliaram resultados a partir de técnicas de mindfulness ou derivados, 34 revisões avaliaram meditação geral, 8 revisões meditação transcendental, 3 revisões técnicas de compaixão e 1 revisão avaliou práticas de atenção focada. Todos os estudos foram selecionados, avaliados, caracterizados e categorizados por pares de pesquisadores da área de Meditação.

VER MAPA

 

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos clínicos da prática do Yoga em diversas condições de saúde, qualidade de vida e bem-estar. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 150 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por um grupo de pesquisadores em Yoga.

VER MAPA

 

O Mapa apresenta as evidências sobre efetividade clínica da Shantala sistematizada a partir de 38 estudos de revisões. A maioria das evidências concentra-se em massagem terapia aplicada em recém-nascidos internados por profissionais de saúde para os seguintes desfechos: redução de dor, melhora do crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor, tempo de internação hospitalar, imunidade, estresse e qualidade do sono.

VER MAPA

 

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Reflexologia para diversas condições clínicas e de saúde das pessoas. A partir de uma ampla busca bibliográfica de estudos publicados e não publicados entre 2000 e 2019, foram incluídas no Mapa 18 revisões sistemáticas, que foram avaliadas, caracterizadas e categorizadas pelo Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Práticas Integrativas e Complementares da Universidade Federal de São Paulo (GPPIC/Unifesp).

VER MAPA

 

O mapa apresenta visão geral das evidências sobre os efeitos das Práticas Mente e Corpo da Medicina Tradicional Chinesa para diversas condições clínicas e de saúde das pessoas. A partir de uma ampla busca bibliográfica de estudos publicados e não publicados, entre 1989 e 2019, foram incluídos no Mapa 172 revisões sistemáticas, que foram avaliadas, caracterizadas e categorizadas pelo Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Práticas Integrativas e Complementares (GPPIC/Unifesp).

VER MAPA

 

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos da Auriculoterapia para diferentes condições clínicas e de saúde das pessoas. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram incluídos no mapa 38 estudos de revisão sistemática, revisão integrativa, revisão de escopo e metanálise. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados em 4 grupos de intervenções: Acupressão, Auriculopuntura, Eletropuntura e Fotobioestimulação. Este mapa contou com a colaboração de um grupo de pesquisadores coordenados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

VER MAPA

 

Desfechos clínicos

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Práticas Complementares e Integrativas de Saúde (PICS) para Doenças Cardiovasculares. A partir da caracterização de centenas de estudos na série de mapas de evidências das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI/PICS), foram selecionados e incluídos neste mapa de evidências 208 estudos de revisão. 

Ver mapa


Baixe o Informe Executivo

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre os efeitos das Práticas Complementares e Integrativas em Saúde (PICS) para Dor Crônica. A partir da caracterização de centenas de estudos na série de mapas de evidências das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI/PICS), foram selecionados e incluídos neste mapa de evidências 142 estudos de revisão (61 revisões sistemáticas com metanálises, 13 revisões sistemáticas de estudos controlados randomizados, 54 revisões sistemáticas e 14 metanálises).

Ver mapa

Baixe o Informe Executivo

O mapa apresenta uma visão geral das esvidencias sobre os efeitos clinicos das terapias complementares e integrativas para o câncer do útero e do colo do útero. A partir da caracterização de centenas de estudos na série de mapas de evidências das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI/PICS), foram selecionados e incluídos neste mapa de evidências 26 estudos de revisão, dos quais 18 revisões sistemáticas, 7 revisões sistemáticas e metanálises e 1 metanálise.

Ver mapa

Baixe o Informe Executivo

O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), a Rede MTCI Américas e a BIREME/OPAS/OMS, uniram esforços para convocar pesquisadores voluntários da América Latina para sistematizar as evidências científicas disponíveis sobre possíveis contribuições das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) ante a pandemia de COVID-19. As informações coletadas neste mapa de evidências podem servir para apoiar profissionais da saúde, tomadores de decisão e pesquisadores na construção de ações baseadas em evidências.

Ver mapa

 

plugins premium WordPress