Pesquisar
Close this search box.

Entenda o que nos move, conheça o propósito do Comitê de Naturopatia/Naturologia

Com objetivo de promover o diálogo entre os pesquisadores e profissionais que atuam com naturologia/naturopatia no Brasil e outros países, este comitê é responsável pela promoção e desenvolvimento da ciência na área.

Estes são os nossos objetivos principais

  • Contribuir para ampliar o acesso a informações sobre pesquisas em naturologia/naturopatia qualificadas.
  • Apoiar iniciativas que tenham como perspectiva o incremento das investigações em naturologia/naturopatia no Brasil, com ênfase naquelas que contribuam para o fortalecimento da naturologia/naturopatia no SUS, em consonância com as diretrizes da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
  • Promover articulação entre os profissionais e pesquisadores interessados em investigações científicas em naturologia/naturopatia.
  • Apoiar ações que contribuam para a formação de profissionais da naturologia em metodologias de investigação científica. 
  • Apoiar e fomentar a realização de pesquisa científica no campo da naturologia/naturopatia. 

Conheça os membros do Comitê de Naturopatia/Naturologia

Francisco José Cidral Filho

Coordenador Geral

LATTES

Caio Fábio Schlechta Portella

Coordenador Adjunto

LATTES

Daniel Maurício de Oliveira

LATTES

Diogo Teixeira

Fabiana Andrade

Flávia Metzker de Andrade

LATTES

Fernando Hellmann

Patricia Kozuchovski Daré

Raquel de Luna Antonio

LATTES

Vívian Angélica dos Santos Malva

LATTES

Conceito de Naturologia/Naturopatia

A definição técnica utilizada no Brasil para o sistema Naturologia ou Naturopatia, o define como um conhecimento da área da saúde embasado na pluralidade de sistemas terapêuticos complexos vitalistas, utilizando da relação de interagência e de práticas integrativas e complementares no cuidado e atenção à saúde.

Conheça todos nossos comitês, acesse abaixo

Comitê de Medicina
Antroposófica

A antroposofia aplicada à saúde é uma ciência médica que se baseia nos conceitos fundamentados pela antroposofia sobre o ser humano, a natureza e o universo.

Comitê de
Ayurveda

Abordagem terapêutica de origem indiana, segundo a qual o corpo humano é composto por cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra - os quais compõem o organismo.

Comitê de
Saúde e Natureza

Uma nova visão desta relação entre Ser Humano e Natureza busca compreender a integração e as interconexões entre estes dois universos…

Comitê de
Homeopatia

A Homeopatia aplica nos seres vivos um princípio terapêutico sistematizado pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), o princípio da similitude.

Comitê de
Saúde Mental e Espiritual

O cuidado com saúde mental e espiritual tem como objetivo primário reforçar a promoção da qualidade de vida, investindo em abordagens terapêuticas que valorizem e contemplem a diversidade e o aspecto transcendente do ser humano.

Comitê de Oncologia
Integrativa

A Oncologia Integrativa é um campo de cuidado centrado no paciente, baseado em evidências, para o tratamento do câncer que utiliza práticas corporais e mentais, produtos naturais e/ou modificações no estilo de vida a partir de diferentes tradições, juntamente com tratamentos convencionais de câncer.

Comitê de Pediatria
Integrativa

A Pediatria Integrativa oferece uma abordagem orientada para o cuidado integral centrado no bebê, criança ou adolescente, com ênfase na humanização do atendimento incluindo todos os elementos do estilo de vida e saúde da família.

Comitê de Saúde e
Natureza

Os produtos naturais são representados pelos reinos animal, mineral e vegetal e, independentemente da natureza do recurso terapêutico, eles procuram estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde.

Comitê de
Osteopatia

A osteopatia é um sistema independente de cuidados de saúde primário, centrado no indivíduo. Este conhecimento é organizado em relação a todos os aspectos da saúde física, mental, emocional e espiritual. E um dos objetivos é evidenciar disfunções de mobilidade articular e tissular, já que podem contribuir para o equilíbrio da saúde.

Comitê de
Naturopatia/Naturologia

A definição técnica utilizada no Brasil para o sistema Naturologia ou Naturopatia, o define como um conhecimento da área da saúde embasado na pluralidade de sistemas terapêuticos complexos vitalistas, utilizando da relação de interagência e de práticas integrativas e complementares no cuidado e atenção à saúde.

Comitê
de Dor

A Dor é considerada um importante problema de saúde pública, por ser uma das principais responsáveis pelo uso de serviços de saúde, absenteísmo no trabalho e incapacidades.

plugins premium WordPress