Pesquisar
Close this search box.

Faq

Perguntas Frequentes

O CABSIN – Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa  é uma Organização Social sem fins lucrativos, regida por Estatuto Social, que promove a pesquisa científica na área das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI).

Somos uma rede de pesquisadores que promove o desenvolvimento científico e a difusão de conhecimento na área de MTCI. Contribuímos para a implementação de políticas públicas informadas por evidências, abordagens inovadoras centradas na pessoa, a fim de atender as necessidades individuais e os desafios da saúde global.

Um Consórcio é uma associação de diversos indivíduos, empresas ou organizações, visando participar de uma atividade em comum.

Um Consórcio Acadêmico é uma organização composta por organizações acadêmicas e pesquisadores, participando de uma atividade em comum.

Existem atualmente outros dois Consórcios ligados às Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas no mundo – o Academic Consortium for Integrative Medicine & Health https://imconsortium.orgum sediado nos Estados Unidos, e o Dutch Consortium for Integrative Medicine & Health https://www.cizg.nl/home/, sediado na Holanda.

O CABSIN é o único Consórcio Acadêmico composto tanto por parcerias com instituições com atividades em comum quanto por pesquisadores individuais de universidades brasileiras.

A atividade principal do CABSIN é promover o desenvolvimento científico e a difusão de conhecimento na área de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas, bem como contribuir para a implementação de políticas públicas informadas por evidências, abordagens inovadoras centradas na pessoa, a fim de atender as necessidades individuais e os desafios da saúde global.

Promovemos interações entre pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, dentro da rede de colaboradores do CABSIN com interesses convergentes de pesquisa na área de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas. Promovemos a agenda científica nacional, por meio da sistematização das publicações, detecção de lacunas de conhecimento, no sentido de estimular e qualificar o conhecimento existente na área. Publicamos artigos em periódicos científicos indexados e matérias de tradução do conhecimento científico, além de organizarmos eventos como congressos na área e outras atividades de comunicação.

Os objetivos são promover o desenvolvimento científico e a difusão de conhecimento na área de MTCI. Contribuímos para a implementação de políticas públicas informadas por evidências, abordagens inovadoras centradas na pessoa, a fim de atender as necessidades individuais e os desafios da saúde global.

Comitês são grupos de pesquisadores relacionados a um determinado tema de interesse, seja uma prática específica (por exemplo, Ayurveda) ou campo de atuação (por exemplo, Oncologia Integrativa). Os membros dos Comitês se reúnem regularmente e colaboram em projetos estratégicos ao desenvolvimento da área, com apoio da estrutura do CABSIN e rede nacional e internacional. Existem atualmente 14 Comitês científicos reunindo ao redor de 90 pesquisadores.

Para ser um membro de algum Comitê necessita antes ser afiliado ao CABSIN. Este membro do Comitê em geral é um expoente na área e possui qualificações estratégicas para o fortalecimento da pesquisa em sua área. O membro participa de reuniões regulares com seus pares do comitê, para planejamento e execução de projetos. Os afiliados que não pertencem aos Comitês participam dos eventos com desconto e usufruem de toda documentação científica produzida pelo CABSIN e conforme a sua categoria possui poder de voto nas Assembleias.

Primeiramente, filie-se ao CABSIN. O processo de entrada nos Comitês pode ser realizado de duas formas: por indicação da diretoria e/ou de membros do Comitê, ou por solicitação do candidato. Se você é pesquisador e acredita que pode colaborar substancialmente com o tema do comitê, envie um email para cabsin@cabsin.org.br, mencionando qual o comitê que deseja participar e a justificativa naquela área específica e anexando o link de seu currículo lattes. A solicitação será enviada para a coordenação do comitê e para membros da diretoria. Após análise e equipe CABSIN enviará resposta.

Um afiliado apoiador será convidado a participar de todas as Assembleias ordinárias e extraordinárias do CABSIN, no entanto, apenas um afiliado pleno pode votar durante as mesmas. Os apoiadores podem ser convidados por membros plenos para compor a categoria depois de 18 meses de filiação como apoiador devidamente regular.

De acordo com o Estatuto do CABSIN:
Artigo 6º – São requisitos para admissão de Associados Plenos:
I. ser pessoa física brasileira associada que concorde com os termos do presente Estatuto;
II. desenvolver pesquisas na área das práticas integrativas e complementares em saúde;
III. ser Associado Apoiador com comprovada colaboração com as atividades do CONSÓRCIO pelo período mínimo de 18 (dezoito) meses; e
IV. ser indicado por pelo menos dois Associados Plenos e ter aprovada sua solicitação de associação nesta categoria pela Assembleia Geral.

Os mandatos de Diretoria do CABSIN tem duração de 2 anos, exceto a primeira gestão que teve duração de 3 anos. Todos os mandatos têm direito a 1 reeleição, por mais 2 anos, feitos através da inscrição de chapas para a diretoria e eleições durante a Assembleia geral ordinária.

O CABSIN como Organização Social sem fins lucrativos pertence ao terceiro setor, portanto pode receber recursos tanto do primeiro setor – Governo, como do segundo setor – empresas, contanto que sejam instituições com atividades afins com a missão do Consórcio. As fontes de recursos provêm do apoio de seus afiliados, doações, projetos e consultorias científicas conforme as possibilidades descritas em seu estatuto. Sabia mais: LINK PARA A PÁGINA DE TRANSPARÊNCIA

Entre em contato no cabsin@cabsin.org.br para organizarmos uma apresentação de sua instituição, assim como apresentaremos uma atualização da estrutura e atividades do CABSIN.
Realizamos diversos tipos de acordos de parceria (MOU) e sempre estamos abertos ao diálogo com instituições que compartilham do nosso propósito de desenvolvimento científico na área das MTCI – PICS. Veja nossa lista de instituições parceiras.

O CABSIN é uma rede de pesquisadores na área de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas, termo oficial da OMS e seus membros são pesquisadores envolvidos com as pautas de comitês científicos alinhados com um planejamento estratégico anual. Desta forma se você é um afiliado, seja apoiador ou afiliado pleno, pode se apresentar como afiliado do CABSIN, mas não pode representar o CABSIN oficialmente ou falar em nome do CABSIN sem autorização prévia da diretoria, que são os responsáveis legais por todas as ações da instituição durante o mandato.

O CABSIN não é uma agência de fomento, no entanto, pode auxiliar na captação de recursos em projetos alinhados com o seu planejamento estratégico, em geral, junto aos comitês científicos. Como rede, oferecemos acesso a muitos contatos nacionais e especialmente internacionais, assim como editais que podem favorecer e apoiar boas propostas de pesquisa na área de MTCI. O CABSIN pode apoiar a estruturação de eventos por meio de sua equipe de gestão. Se você tem alguma boa ideia para compartilhar, entre em contato no cabsin@cabsin.org.br.

O REDCAP é uma plataforma desenhada para registros de dados em pesquisa, ensaios clínicos, revisões sistemáticas, surveys e outros projetos que demandam controle e segurança de dados clínicos, por exemplo. Todos os membros podem solicitar o acesso à plataforma, os projetos gerados na plataforma são sigilosos com os dados protegidos por meio do acesso do usuário que o criou.

plugins premium WordPress