O 3rd World Congress on Traditional, Complementary and Integrative Medicine (3rd WCTCIM) está com inscrições abertas até 21 de maio de 2025 para propostas de Special Interest Groups (SIGs) — Grupos de Interesse Especial que poderão apresentar seus projetos durante o evento.
Inspirados na experiência bem-sucedida da Society for Integrative Oncology (SIO) e de outras instituições, os SIGs têm como objetivo reunir profissionais interessados em avançar colaborativamente em temas estratégicos na área de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI). Pesquisadores, clínicos, educadores e líderes estão convidados a propor grupos internacionais focados em resultados concretos, como diretrizes clínicas, protocolos de pesquisa, seminários, declarações ou módulos educacionais.
O que são os SIGs
Os SIGs, ou Grupos de Interesse Especial, são espaços de colaboração internacional voltados ao avanço de temas estratégicos específicos em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI). Reunindo clínicos, pesquisadores, educadores e demais profissionais, os SIGs têm como objetivo promover discussões aprofundadas, elaborar diretrizes, editoriais, propor estudos e desenvolver soluções educacionais, com foco em impacto concreto e continuidade. Funcionando como grupos de trabalho ao longo de 2025, para ser apresentado no Congresso. Esses grupos precisam de aprovação da proposta pela Comissão Científica do Congresso. Para participar, é necessário:
- Definir um tema relevante e específico em MTCI;
- Estabelecer missão e objetivo do grupo;
- Propor um projeto a ser realizado até o Congresso;
- Indicar dois coordenadores e ao menos cinco membros adicionais, considerando diversidade e representatividade de países.
Além de promover colaborações interdisciplinares, os SIGs oferecem uma oportunidade única para a consolidação de redes internacionais de pesquisa e prática em MTCI. Esses grupos podem atuar como incubadoras de inovações clínicas e científicas, articulando diferentes contextos culturais e experiências locais para gerar soluções globais. Ao longo dos próximos meses, os SIGs funcionarão com encontros periódicos e deverão apresentar relatórios mensais ou bimensais ao comitê científico do Congresso, garantindo acompanhamento contínuo das metas e viabilidade de resultados concretos.
As propostas devem ser enviadas em forma de abstract de até 400 palavras. O documento deve conter: justificativa, objetivos, nomes e afiliações dos membros, e metodologia de trabalho prevista. O envio deve ser até o dia 21 de maio de 2025. Confira os detalhes em:
👉 https://wctcim.cabsin.org.br/new/sig-submission/
O 3rd WCTCIM reconhece o valor dessas iniciativas para o fortalecimento da colaboração internacional em MTCI e apoia a continuidade dos SIGs como espaços de produção de conhecimento e inovação, inclusive para apresentação em outros eventos futuros em parceria com a OMS. As propostas selecionadas serão anunciadas em 20 de junho de 2025, e os SIGs escolhidos terão um ponto focal de apoio designado pela organização.
Um evento global para reunir a MTCI das 6 regiões do mundo
Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, o Riocentro, no Rio de Janeiro, será palco do 3rd World Congress on Traditional, Complementary and Integrative Medicine (3rd WCTCIM). Esta edição histórica, a primeira realizada na América Latina, reunirá especialistas de mais de 50 países para promover um intercâmbio inédito entre saberes tradicionais e tecnologias emergentes, como a aplicação de inteligência artificial em pesquisas na área de MTCI, saúde indígena, descoberta de novos medicamentos a partir de plantas medicinais.
Com uma programação multilíngue e inclusiva, o evento abordará temas estratégicos como evidências científicas para questões cruciais em saúde pública, saúde planetária, sustentabilidade, e integração das Medicinas Tradicionais e Complementares aos sistemas de saúde. Mais do que um congresso, o 3rd WCTCIM é considerado um marco para o campo da MTCI em âmbito global, por lançar e debater a Estratégia da OMS para Medicina Tradicional 2025–2034 com impacto real nos sistemas de saúde em mais de 170 países comprometidos com esta agenda.
Organizado numa parceria entre o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), a International Society for Traditional, Complementary and Integrative Medicine Research (ISCMR) e a European Society of Integrative Medicine (ESIM), o evento será também uma oportunidade estratégica para apresentação de propostas concretas — como os SIGs — e consolidação de redes globais que contribuirão com o futuro da saúde planetária em meio a crise climática.
Com o tema “Fortalecendo a Saúde Pública Global por meio da Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa: Diversidade de Conhecimento, Sociedades Saudáveis, Saúde Planetária”, o congresso reunirá participantes de mais de 50 países para discutir os grandes desafios e oportunidades da MTCI em escala global.
Os eixos temáticos centrais que serão debatidos em grandes sessões plenárias incluem:
- (A) Diversidade do campo das Medicinas Tradicionais e Complementares;
- (B) Integração das MTCI nos sistemas de saúde nas seis regiões;
- (C) Contribuições das MTCI baseadas em evidências para a saúde pública;
- (D) Cuidado ao longo do curso da vida com MTCI;
- (E) Educação e formação em MTCI;
- (F) Saúde planetária, OneHealth e sociedades saudáveis.
Esses temas estruturam a programação e refletem a abordagem multidimensional do evento, conectando saberes tradicionais, inovação científica e políticas sustentáveis nas seis regiões do mundo.
Submissão de abstracts
Além dos SIGs, também está aberto o prazo para submissão de abstracts científicos até 21 de abril de 2025, em três modalidades: pesquisa, relato de caso clínico e relato de experiência. Os resumos devem ser submetidos em inglês, vinculados a um dos eixos temáticos do congresso, e podem indicar preferência por apresentação oral ou pôster (PDF), cabendo à Comissão Científica a decisão final. Os resumos das pesquisas e relatos de casos aprovados serão publicados em revista indexada. Os relatos de experiência aprovados também poderão ser publicados na plataforma IdeiaSUS (Fiocruz/Brasil), com vídeos legendados em inglês, se necessário. Confira todas as diretrizes e regras detalhadas em:
👉 https://wctcim.cabsin.org.br/new/submission
🔗 Saiba mais e inscreva-se: wctcim.cabsin.org.br
Informações: [email protected]


