No dia 20 de abril o Consórcio Académico Brasileiro de Saúde Integrativa assina acordo de cooperação inédito com o ALL India Institute – Ministério AYUSH e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Acordo foi celebrado na ocasião do lançamento do Centro Global de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde em Gujarat na Índia.

O acordo apoiará o desenvolvimento de pesquisas pré clínicas e clínicas no Brasil assim como permitirá o mapeamento das evidências científicas na área da Ayurveda. Na formalidade de assinatura do documento o CABSIN é representado pelo seu presidente Dr Ricardo Ghelman, a Universidade Federal do Rio de Janeiro pela pesquisadora Nina Claudia Barboza da Silva que também é a coordenadora do Comitê de Ayurveda do CABSIN e do lado indiano a Drª Tanuja Nesari diretora do All India Institute of Ayurveda.”

Dentre os membros da delegação Brasileira estão também a Dra Mariana Cabral Schveitzer, uma das coordenadora do projeto Mapa de Evidências do CABSIN, Dr José Ruguê do Comitê de Ayurveda do CABSIN e o Dr. Jorge Luis Berra coordenador adjunto do Comitê de Ayurveda.

O Centro Global de Medicina Tradicional da OMS possui foco nas medicinas tradicionais. Como parte da estratégia geral da medicina tradicional da OMS, ele tem um foco estratégico em evidência e ensino, dados e análises, sustentabilidade e equidade, e inovação e tecnologia para otimizar a contribuição da medicina tradicional para a saúde global e o desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, o respeito aos conhecimentos tradicionais, recursos e diretrizes regionais.

Como principal investidor no Centro Global de Medicina Tradicional da OMS, a Índia se comprometeu com cerca de US$ 250 milhões para apoiar o estabelecimento, a infraestrutura e as operações do Centro. Isto inclui 35 acres de terreno em Jamnagar, Gujarat, Índia, com um compromisso de 10 anos. Assista Aqui o discurso de lançamento proferido pelo Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde: https://youtu.be/n5M2ZCcAzA0