Artigo Comentado – Avaliação de Medicamentos Homeopáticos Para Gripe Humana por Ensaios In Vitro, Pré-Clínico e Clínico

Comentário:

O vírus influenza tem sido responsável por doenças respiratórias altamente contagiosas com elevadas taxas de mortalidade principalmente em idosos e pacientes imunocomprometidos, o que vem estimulando o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da gripe humana. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um bioterápico (homeopatia) a partir do vírus influenza vivo (H3N2), preparado de acordo com o protocolo desenvolvido pelo homeopata brasileiro, Dr. Roberto Costa, e a avaliação de sua resposta clínica em crianças do Programa de Estratégia da Família (ESF) de Petrópolis (Rio de Janeiro). Este ensaio clínico foi desenvolvido com 600 crianças, todas saudáveis e com idades entre 1 a 5 anos de idade, durante a pandemia da gripe A (abril de 2009). O protocolo utilizado foi do tipo triplo-cego, onde nem as crianças, nem os médicos e nem os estatísticos sabiam a origem de cada solução testada, randomizado (crianças distribuídas em cada grupo de maneira aleatória) e controlado por placebo (solvente dos medicamentos homeopáticos testados), conferindo robustez e confiabilidade a esta pesquisa Além do bioterápico de vírus influenza H3N2 (InfluBio), foi avaliado o complexo homeopático IRA, que contém uma mistura dos microorganismos: Staphylococcus, Streptococcus e Influenza. Ambos medicamentos (InfluBio e IRA) foram avaliados na potência 30DH. O estudo comprovou de maneira estatisticamente significativa o efeito profilático dos medicamentos homeopáticos em estudo (InfluBio e IRA) em relação ao placebo, contra os sintomas da gripe e da infecção respiratória aguda. O conjunto de resultados obtidos no presente trabalho fornece fortes evidências sobre o potencial terapêutico e profilático de medicamentos homeopáticos contra infecções respiratórias produzidas pelos vírus da gripe.

Este estudo fez parte da tese de doutorado aprovada pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFRJ, desenvolvido pela farmacêutica, Profa. Dra. Camila Monteiro Siqueira, sob a supervisão dos Professores Doutores Carla Holandino e José Nelson Couceiro, ambos da UFRJ. O estudo completo pode ser acessado através do link: http://objdig.ufrj.br/59/teses/797530.pdf. A publicação deste ensaio clínico encontra-se disponível no periódico internacional Homeopathy.

Referências:

Siqueira, CM. Avaliação de medicamentos homeopáticos para gripe humana por ensaios in vitro, pré-clínico e clínico. Tese de doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

Siqueira, CM; Homsani, F; Veiga, VF; Lyrio, C; Mattos, H; Passos, SRL; Couceiro, JN; Holandino, CQ. Homeopathic medicines for prevention of influenza and acute respiratory tract infections in children: blind, randomized, placebo-controlled clinical trial. Homeopathy 2016 Feb;105(1):71-7. doi: 10.1016/j.homp.2015.02.006.

Artigo Comentado por:

Profa Dra Carla Holandino e colaboradores

Dra. Carla Holandino Quaresma – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

  • Profa. Titular do Departamento de Fármacos e Medicamentos da UFRJ;
  • Membro do Comitê Técnico Temático de Homeopatia da Farmacopeia Brasileira;
  • Diretora técnica do laboratório de homeopatia da Farmácia Universitária da UFRJ;
  • Pesquisadora responsável pelo Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares da UFRJ;
  • Membro titular da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da UFRJ;
  • Vice Presidente do International Research Group on Very Low Dose and High Dilution Effects (GIRI);
  • Editorial Advisory Board do Journal Homeopathy

CV-Lattes | LinkedIn