Efeitos do Reiki Versus Fisioterapia no alívio da dor na coluna lombar e melhora das atividades de vida diária em pacientes com hérnia de disco intervertebral

Farnaz Jahantiqh, BSN1, Abdolghani Abdollahimohammad, PhD2, Mohammadreza Firouzkouhi, PhD2, and Vahid Ebrahiminejad, MD.

Revista: Journal of Evidence-Based Integrative Medicine Volume 23: 1-5. 2018 DOI: 10.1177/2515690X18762745 journals.sagepub.com/home/cam.

Introdução

O artigo compara o efeito do tratamento de dor na coluna lombar em pacientes com hérnia de disco entre aqueles que recebem apenas o medicamento, medicamento e fisioterapia e medicamento e Reiki.

Metodologia

Os dados foram coletados utilizando um questionário sociodemográfico, além de uma escala visual análoga para compreensão do nível de dor, onde 0 era considerado como sem dor e 10 a maior intensidade de dor. O questionário de Atividades de Vida diária apresenta 25 itens, e é pontuado numa escala de 4 pontos de 1 nos quais: 1 = não consigo executar esta atividade, 2= consigo, mas com ajuda, 3 – consigo executar sozinho, mas com dificuldade; 4- Consigo executar sozinho tranquilamente.  As atividades incluem se alimentar, tomar banho, varrer a casa dentre outras corriqueiras do dia a dia do paciente que podem ser interrompidas em razão da dor causada.  Os questionários foram coletados pelo período de três meses.

Os critérios de inclusão foram disponibilidade para participar do estudo, ser alfabetizado e ter uma hérnia de disco entre a vértebra lombar confirmado por um cirurgião ortopédico usando tomografia computadorizada ou imagem de ressonância magnética. Foram excluídos pacientes que apresentavam outras doenças da coluna vertebral, discrepância de comprimento nas extremidades inferiores, lombossacra aguda, espasmo muscular, distúrbios renais, doenças pélvicas, dependência de drogas, gravidez e ter experiência em terapia energética. Neste estudo foram incluídos 60 pacientes, sendo 20 em cada grupo de intervenção.

Intervenção

O grupo Reiki recebeu 15 minutos de sessão de Reiki, o envio de energias, sem o toque, durante dias consecutivos. Já o grupo fisioterapia, recebeu de 7 – 10 sessões de fisioterapia com a duração de 60-90 minutos. Um terceiro grupo recebeu apenas o tratamento medicamentoso, que eram os comprimidos de Indometacina (75mg) e Metocarbamol (500mg) de 8 em 8 horas, durante uma semana.  Os três grupos receberam o tratamento medicamentoso, sendo assim: Grupo Reiki+ medicamento, Grupo Fisioterapia+ Medicamento, Grupo Medicamento)

Os participantes responderam aos questionários uma semana antes e uma semana após as intervenções.

Resultados

Antes das intervenções, não foram observadas diferenças significativas nas escalas de dor e atividades de vida diária, entre os grupos. Entretanto, após as intervenções observou-se um efeito maior (Cohen), produzindo melhora da dor nos indivíduos que receberam Reiki quando comparados aos que receberam fisioterapia. Entretanto, não houve diferença estatística na intensidade da dor entre os grupos, mas sim na severidade desta, na qual o Reiki se mostrou mais eficaz que a fisioterapia.  Não foi observada diferença na execução de atividades de vida diária entre os pacientes dos grupos Reiki e Fisioterapia, no entanto entre os grupos Reiki e medicamento, foi observada melhora na execução de atividades de vida diária pelos pacientes.

Considerações Finais

É interessante pensarmos que as práticas integrativas somam, mas não excluem o tratamento medicamentoso convencional, trazendo mais qualidade de vida e autonomia ao paciente que apresenta dor crônica.