Após o 3º Congresso Mundial de MTCI, Ricardo Ghelman é nomeado para cargos na OMS, SIO, ESIM e Cochrane. As posições reforçam o papel do CABSIN e do Brasil na definição de estratégias globais e baseadas em evidências para a saúde integrativa.
Após o 3º Congresso Mundial de MTCI, Ricardo Ghelman é nomeado para cargos na OMS, SIO, ESIM e Cochrane. As posições reforçam o papel do CABSIN e do Brasil na definição de estratégias globais e baseadas em evidências para a saúde integrativa.
O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) anuncia que passa a sediar a Cochrane Complementary Medicine Brazil. A iniciativa visa promover decisões clínicas em MTCI informadas por evidência e traduzir conteúdos para a língua portuguesa.
O CABSIN foi convidado pela Organização Oeste-Africana de Saúde (WAHO) para assessorar a harmonização da Medicina Tradicional na África Ocidental. A cooperação, firmada em memorando, visa sistematizar o conhecimento ancestral africano, inspirado em modelos como o brasileiro.
O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) homenageia a Profa. Madel Therezinha Luz, socióloga e pesquisadora visionária. Sua obra sobre Racionalidades Médicas foi fundamental para a legitimação das PICS/MTCI e para a criação da PNPIC no SUS.
O CABSIN anuncia a chamada de artigos do European Journal of Integrative Medicine (EuJIM) para uma edição especial focada em Medicina Integrativa na América do Sul. A iniciativa busca destacar a diversidade e as inovações do continente em MTCI.
Sancionada a Lei nº 15.345, que regulamenta o exercício da acupuntura no Brasil. O CABSIN analisa a nova legislação, abordando quem pode exercer a prática, os impactos para pacientes, SUS, financiamento de pesquisa e a importância para a segurança e eficácia do cuidado.
O Dia Internacional da Medicina Integrativa celebra os avanços de 2025, incluindo a Estratégia Global da OMS 2025-2034, a expansão das PICS no SUS, o 3º Congresso Mundial de MTCI e o lançamento da Biblioteca Global de Medicina Tradicional, consolidando a agenda global.
O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) foi convidado pelo Ministério da Saúde para uma reunião estratégica em Brasília, marcando um avanço para as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) no Brasil. O encontro abordou os 20 anos da PNPIC e o alinhamento com a Estratégia Global da OMS 2025-2034.
O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) realizou sua Assembleia Geral em 16 de outubro de 2025, aprovando uma reforma estatutária estratégica. As mudanças incluem a ampliação da diretoria e novos mecanismos para captação de recursos.
Mensagem de fim de ano do CABSIN, destacando as conquistas de 2025, incluindo o 3º Congresso Mundial, e reafirmando o compromisso para 2026 com a construção de evidências e o fortalecimento de alianças para sistemas de saúde mais resilientes e centrados na pessoa.
João Paulo Souza, diretor da BIREME-OPAS/OMS, destacou na Cúpula Global de Medicina Tradicional da OMS a necessidade de articular saberes tradicionais e científicos. Ele abordou o papel da tecnologia e da Biblioteca Global da OMS para garantir acesso equitativo ao conhecimento em saúde.
O estudo "Integrando Mindfulness na prática médica diária", do Dr. Marcelo Demarzo, será apresentado na Cúpula Global da OMS. A pesquisa aborda a prática como estratégia para desafios como burnout e saúde mental, destacando a experiência do Brasil com o programa MBHP no SUS.
A revista Frontiers lança chamada para artigos sobre o papel das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas no desenvolvimento sustentável. A iniciativa convida a comunidade acadêmica a submeter trabalhos originais que avancem a Pesquisa em MTCI, com foco em inovação e impacto global.
Análise no The Conversation destaca a importância da Fitoterapia no SUS. O artigo explora como o investimento público e a pesquisa científica qualificam a oferta desta prática, consolidando uma abordagem de cuidado integral e baseada em evidências para a população brasileira.
O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) expressa profundo pesar pelo falecimento do Dr. Armando Cáceres, um dos maiores expoentes da medicina tradicional e plantas medicinais da América Latina. Conheça a trajetória e o legado do pesquisador guatemalteco.
Rio de Janeiro, Brasil – 20 de outubro de 2025 – Pela primeira vez na história, cientistas, formuladores de políticas públicas e líderes indígenas de mais de 70 países reuniram-se no 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI), no Rio de Janeiro, para compartilhar evidências de como integrar a Medicina Tradicional e […]
Participe do principal evento global sobre Saúde Integrativa. O CABSIN oferece condições especiais para o Acesso Online ao 3rd WCTCIM, ampliando a troca de conhecimento científico e o debate sobre políticas públicas entre pesquisadores e profissionais da área.
O CABSIN promove uma discussão sobre Saúde Mental e comunidade em crises globais. A live explora como a Medicina Integrativa fortalece a resiliência e o bem-estar coletivo com abordagens qualificadas, baseadas em evidências e centradas na pessoa.