Documento faz parte de um movimento internacional para respaldar saúde integrativa
A Declaração Democrática para a Saúde Tradicional, Complementar e Integrativa (TCIH) surge como uma iniciativa integrada para fortalecer as estratégias de saúde centradas na pessoa. Mais de 300 entidades já aderiram à proposta em todo o mundo. O Consórcio Acadêmico Brasileiro em Saúde Integrativa (CABSIN), comprometido com a promoção de políticas públicas baseadas em evidências e o fortalecimento da saúde integrativa no Brasil e no exterior, aderiu à Declaração TCIH.
Como o CABSIN atua no desenvolvimento científico e na difusão de conhecimento na área de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), aderiu ao documento por entender a importância de iniciativas como essa para valorizar a complementaridade entre diferentes práticas e saberes e fortalecer a promoção de políticas públicas em MTCI.
Ampliar a participação do Brasil na Declaração TCIH é de extrema relevância, pela diversidade cultural do nosso país e da longa tradição de práticas de saúde tradicionais e complementares presentes em todo o Sistema Único de Saúde. A médica Iracema Benevides, que atua com a Medicina Antroposófica e é colaboradora do Núcleo Executivo da RedePICS Brasil, ressalta: “A adesão do Brasil à Declaração TCIH é um passo importante para a valorização das práticas tradicionais, complementares e integrativas em nosso país. É uma oportunidade de promover uma visão de saúde que abrange a integralidade do ser humano e respeita a diversidade cultural.”
Assine a Declaração TCIH:
Instituições, profissionais de saúde e indivíduos interessados em assinar a Declaração Democrática para a Saúde Tradicional, Complementar e Integrativa (TCIH), devem acessar o site https://www.tcih.org/pt.


