O Comitê de Homeopatia do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) marcou presença no 36º Congresso Brasileiro de Homeopatia, realizado de 13 a 16 de abril de 2023, de forma híbrida, presencialmente em São Paulo e remotamente pela internet. O evento é promovido bianualmente há 97 anos pela Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), com apoio das entidades federadas.
A pesquisa científica em homeopatia foi o grande destaque da programação. O CABSIN teve importante participação nesse movimento. O Consórcio foi convidado a integrar a comissão científica do evento. Além disso, propôs mesas e palestras destacando metodologias e o papel da produção de conhecimento científico sobre homeopatia.

Foram realizadas seis atividades que trouxeram o protagonismo da pesquisa, com coordenação de membros do CABSIN. No dia 14/04, foi realizado o painel “Referências atuais e perspectivas futuras da pesquisa científica em homeopatia”, com os painelistas Dr. Alexander Tournier – HRI; Dra. Rachel Roberts – HRI; e Dra. Sandra Chaim (CABSIN); além da palestra “Pesquisa clínica – Caminhos possíveis para o clínico produzir evidências cientificas”, com Dr. Robbert van Haselen (Reino Unido), convidado pelo Consórcio.
No dia 15/04, foram mais três momentos. Pela manhã, foi realizado o painel “Pesquisa básica – Estado da arte – Mesa de discussão” com os palestrantes: Dr. Vladimir Voeikov (Rússia); que abordou sobre tratamento mecânico da água (online); Dra. Leoni Bonamin, que falou sobre corantes solvatocrômicos para identificação de potências homeopáticas; Dra. Carla Holandino, que tratou de estudos físico-químicos de sistemas sólidos homeopáticos.

À tarde, foram realizadas duas palestras: “O que o Mapa de Evidências em Homeopatia nos ensina?”, com os palestrantes: Dr. Edgard Vilhena, que apresentou fundamentos de artigos científicos e revisões sistemática; e a Dra. Leoni Bonamin, que abordou o Mapa de Evidências em Homeopatia produzido pelo CABSIN. Em outra sala, paralelamente, foi realizado o painel: “Perspectivas de futuro na pesquisa básica, clinica e em serviços”, com os painelistas.Dr. Estêvão Toffoli Rodrigues; Dr. Jasper Zanco; Dr. Luiz Grelle. E ainda, a palestra “Biblioteca Virtual em Saúde BVS – Homeopatia”, promovida pelo Dr. Alvaro Mesquita.

Completando a delegação no evento, o Dr. Lucas Pacheco, que integra o Comitê, moderou, no dia 14, a mesa “Possibilidades da Homeopatia no tratamento do autismo na saúde pública”, realizada entre a Dra. Gabriela M. Rabello; o Dr. Fabio Bolognani e a Dra. Maria Solange Gosik. Além disso, no dia 15, o Dr. Ubiratan Adler participou do painel “Psicopatologias: abordagens clínicas homeopáticas e aprendizados com a pandemia”.
Toda essa movimentação foi considerada pioneira para o campo, na avaliação da Dra. Sandra Chaim, coordenadora do Comitê Científico de Homeopatia do CABSIN. Ela considera que é “importante sensibilizar os homeopatas para a necessidade de mais ambientes de pesquisa nos cursos de formação e nas universidades que trabalham com saúde integrativa. Esse evento abriu um leque de possibilidades de investigação, para além da prática terapêutica. Isso tem muito a ver com o lema do evento “Homeopatia: Novos Tempos”, avalia Dra. Sandra.

Para saber mais sobre o trabalho do Comitê de Homeopatia:
https://cabsin.org.br/comite-de-homeopatia

Para acessar o mapa de evidências da Homeopatia:
https://cabsin.org.br/mapas-de-evidencias

Texto: Anderson Machado – [email protected]