O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) se solidariza com a população do Estado do Rio Grande do Sul, atingida por enxurradas e enchentes que afligem mais de 300 cidades e afetou diretamente mais de 1 milhão de moradores, e que na primeira semana após o início das chuvas, já se contabilizavam mais de 100 mortos e centenas de desaparecidos.
Estamos juntos em solidariedade com todos os afetados. Sabemos que além de todo o prejuízo a moradias e empresas, também o sistema de saúde foi fortemente impactado, com hospitais e unidades de saúde inundados ou destruídos. Em meio a todo esse processo, temos emergências de saúde pública, suporte aos resgatados das enchentes em bairros inteiros alagados, montagem de muitas dezenas de abrigos temporários.
Neste momento, cada gesto de apoio faz uma grande diferença. O CABSIN está divulgando maneiras de ajudar aqueles que foram impactados. Além da grande mobilização financeira, que vem contribuindo para os resgates, para água potável, alimentos e roupas, há também necessidades específicas de medicamentos e insumos hospitalares, apoio psicológico e atendimentos de telemedicina.
O CABSIN, conta com uma rede de pesquisadores e afiliados alinhados com a Saúde Integrativa, atenta a tantas necessidades de cuidado. Contamos com a ampla sensibilização para juntos, articularmos esforços de pesquisa que reconheçam a relação da saúde com a natureza e o clima. Especialistas da área ambiental, identificam que, além do crescimento desordenado das cidades, há correlação do volume atípico de chuvas no Rio Grande do Sul com o bloqueio atmosférico que está causando calor acima da média em pleno outono no centro do Brasil, que podem ter sido potencializados pelo desordenamento da vegetação e mananciais.
Pensar o cuidado com as pessoas em todas as suas dimensões, bem como dos animais e do planeta, é uma necessidade urgente. Cada ação do campo da Saúde Integrativa e Planetária, embasada por evidências, é um passo importante para oferecer o melhor cuidado ao povo gaúcho e repensar ações consistentes para o futuro de todo o planeta.
Como ajudar
Para mais informações sobre como você pode contribuir, visite o site: https://bento.me/ajudars
Ajuda aos abrigos temporários:
Para ajudar, você pode acessar a Plataforma @sosrs_ajuda, um sistema que conecta as necessidades dos abrigos com as doações em tempo real, que pode ser acessada no site https://sos-rs.com/. São cerca de 315 abrigos ativos no momento. Só em Porto alegre são mais de 100 locais de acolhimento.
Sua ajuda é essencial


