Termo que formaliza a parceria vai ser renovado durante o 4º CONGREPICS.

A renovação de parceria entre o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) será celebrado no próximo dia 09 de novembro, às 11h, durante o 4º Congrepics em Florianópolis. Este momento simboliza a continuidade de um compromisso firmado em 2019, que tem como objetivo promover ações de promoção das evidências científicas das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) e fortalecimento da área no Brasil e na relação com parceiros internacionais nas Américas e em outras regiões do mundo.

A cerimônia contará com a presença da Drª. Socorro Gross Galiano, representante da OPAS no Brasil, e dos diretores do CABSIN: dr. Ricardo Ghelman, fundador e atual Vice-Presidente; Drª. Mariana Cabral Schveitzer, Diretora Presidente; Caio Portella, Diretor Secretário. Também acompanhará o evento o Dr. Rafael Dall’Alba, Consultor Nacional de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas da OPAS/OMS.

Desde a assinatura do acordo em 2019, diversas ações foram realizadas em conjunto entre CABSIN e OPAS. Um destaque importante foi a produção de 26 mapas de evidência em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS), que gerencia a Biblioteca Virtual em Saúde na temática de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (BVS MTCI), que dispõe de uma sessão específica voltada ao trabalho colaborativo de acadêmicos e de pesquisadores da Região das Américas em MTCI, os quais têm o apoio do CABSIN.

A assinatura do novo termo de parceria entre CABSIN e OPAS/OMS reforça o primeiro acordo assinado em 2019, em São Paulo, durante o I Simpósio Internacional de Pediatria Integrativa, evento que reuniu líderes de diversos países para compartilhar experiências e pesquisas científicas. Naquela ocasião, foram estabelecidas diretrizes para a sistematização de evidências científicas em diferentes práticas e produtos das MTCI, com o objetivo de promover a saúde integrativa e complementar, baseada em evidências científicas e alinhada às diretrizes e estratégias globais de saúde da OMS, buscando soluções inovadoras e eficazes para os desafios da saúde pública.

O convênio prevê ações em sete projetos estratégicos do CABSIN com a parceria da OPAS/OMS:

  1. OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA INTEGRATIVA
    Projeto colaborativo com IARC-OMS, OPAS, NCI NIH, Society of Integrative Oncology e Ministério da Saúde do Brasil para promover oncologia integrativa na atenção primária e hospitalar.

  2. REPOSITÓRIO DE REVISÕES SISTEMÁTICAS EM MTCI
    Integração de dados de 26 mapas de evidências. Revisões para acesso gratuito a gestores e profissionais de saúde, em parceria com a BIREME/OPAS.

  3. MEDICINA INTEGRATIVA PARA A SAÚDE INFANTIL
    Líderes de 13 países, juntamente com OPAS, Ministério da Saúde e a Sociedade de Pediatria, desenvolveram estratégia de pesquisa em Pediatria Integrativa.

  4. COMPÊNDIO PAN-AMERICANO DE PLANTAS MEDICINAIS
    Base de dados de estudos clínicos e toxicológicos de plantas nativas de 11 países para incorporação nas Farmacopeias nacionais.

  5. AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE MTCI NA SAÚDE
    Registros clínicos integrados à IA avaliados quanto a custo-benefício, com BraveNet (EUA), Southern Cross University (Austrália) e Hayang University (Coréia do Sul).

  6. CENTRO DE TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MTCI
    Produção de documentos de comunicação científica para profissionais de saúde, gestores e população em geral.

  7. EDUCAÇÃO DE PESQUISA EM MTCI
    Formar pesquisadores com metodologias de pesquisa inovadoras.

AUTORES

Foto de Anderson Machado

Anderson Machado

Jornalista

Foto de Willian de Andrade

Willian de Andrade

Design e direção arte