Em sua primeira mensagem neste boletim, o presidente do CABSIN, Dr. Ricardo Ghelman, ressalta as conquistas em rede em 5 anos de Consórcio


Prezados Filiados e Parceiros do CABSIN,

É com grande satisfação que saúdo todos vocês, pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação na área da saúde e apoiadores nesta primeira edição do Boletim Ciência e Saúde Integrativa do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN). 

Este boletim é mais um marco importante em nossa jornada de cinco anos, em sintonia com a missão do CABSIN que é a contribuir para o desenvolvimento científico, a qualificação pesquisadores e profissionais de saúde, a ampliação do acesso à abordagens complementares e integrativas no contexto da promoção de políticas públicas de saúde integrativa informadas por evidências.

Como sabem este movimento liderado pela OMS com a denominação de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) faz parte de políticas públicas em 98 países, entre os quais o Brasil se destaca como um modelo de incorporação em atenção primária distribuído amplamente em mais de 80% dos municípios e contando com pesquisadores de mais de 50 universidades, assim como mais de 50 ligas acadêmicas de estudantes em prol do conceito ampliado de saúde proposto pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde (PNPIC / MS). 

A sistematização das pesquisas  têm fornecido subsídios valiosos para a constatação de que não estamos mais na fase da crença e sim das certezas da existência de uma massa crítica de publicações de qualidade nos últimos 20 anos que subsidiam a tomada de decisão de gestores baseados na convergência de três pilares: evidências científicas, experiências profissionais acumuladas e demanda crescente da população que buscam um cuidado centrado na pessoa, com um olhar mais holístico e integrativo.

É com alegria que anunciamos que a Comunicação se torna um eixo importante para o CABSIN, expressa neste Boletim. Recentemente, estabelecemos a coordenadoria de Comunicação Social e iniciamos uma nova fase de implementação de campanhas de divulgação dos resultados dos mapas de evidência produzidos em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Panamericana de Saúde (BIREME/OPAS)

Dentro dessa estratégia, também estamos promovendo a Comunicação Científica, por meio do Núcleo de Tradução do Conhecimento do CABSIN, que tem produzido materiais de divulgação para democratizar o conhecimento científico para o público em geral trazendo os destaques dos mapas de evidência e das experiências exitosas no SUS. 

Aproveito esta oportunidade para agradecer às entidades parceiras que têm nos acompanhado nessa trajetória de sucesso. O CABSIN faz parte de quatro redes:

Somos signatários e fazemos parte também:

  • da rede Planetary Health Alliance, liderada por Harvard e USP, e
  • da Declaration of Traditional, Complementary and Integrative Health.

Entre os nossos parceiros, destacam-se a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) em Washington e no Brasil, que inclui a BIREME, como todo desenvolvimento dos mapas de evidência, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeaSUS) na área de Tradução do Conhecimento, Farmanguinhos como projetos na área de fitoterápicos, e do ObservaPICS como grande parceiro na área de PICS).

Destacamos também a parceria com o  Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) na área de oncologia integrativa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na área de regulamentação de produtos naturais, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que vem apoiando projetos de comunicação e eventos, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) onde participamos na formação da Residência Multiprofissional em PICS, além da elaboração das diretrizes de dor crônica para o município de São Paulo, como vários eventos em parceria.

Várias universidades estão em parceria como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que assinamos convênio tripartite com Ministério AYUSH na Índia, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que temos muitos projetos em construção junto ao NUMEPI e outros departamentos e o Conselho Nacional de Saúde, onde sempre estamos a disposição na apresentação de resultados de pesquisa. 

Nossos parceiros internacionais nos honram com as parcerias tanto na Índia, EUA, Alemanha, Argentina, Austrália, China, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Holanda, e outros países. Essas parcerias estratégicas têm fortalecido nosso trabalho colaborativo internacional, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências, bem como a ampliação do impacto das nossas ações.

Nesse sentido, gostaria de além de agradecer ao mais de 300 pesquisadores afiliados, convidar novos pesquisadores, estudantes de pós- graduação, graduação  e profissionais de saúde a se filiarem ao CABSIN, o que automaticamente os colocarão interligados na rede nacional e internacional (ISCMR) de pesquisadores em MTCI / PICS / Medicina e Saúde Integrativa. 

Fazendo parte do CABSIN, além de fazer parte de uma rede renomada de pesquisadores e instituições, você terá acesso a oportunidades de colaboração em pesquisa, cursos de capacitação, eventos científicos, recursos educacionais e de pesquisa e a possibilidade de contribuir ativamente no avanço neste movimento histórico nacional e mundial 

Para aqueles que ainda não são afiliados, convido-os a buscar a inscrição em nosso site oficial https://cabsin.org.br e juntar-se a nós nessa jornada de descobertas, compartilhamento de conhecimentos e transformação da saúde.

Aproveito para desejar a todos uma ótima leitura do Boletim Ciência e Saúde Integrativa do CABSIN. Esperamos que nossas ações e informações sejam inspiradoras e motivadoras para o contínuo trabalho em prol das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas, enfim da Saúde Integrativa.

Atenciosamente,

Dr. Ricardo Ghelman, PhD

Presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro em Saúde Integrativa (CABSIN)

Quem é Ricardo Ghelman? 

Médico pesquisador pediatra, oncopediatra e clinico geral com formação em Medicina Antroposófica ha 40 anos. Consultor da Organização Mundial da Saúde na área de MTCI desde 2019. Mestre em anatomia comparada e embriologia pela USP, doutor em toxicologia reprodutiva com plantas medicinais e pós-doutor no Programa de Neurociência da Universidade Federal de São Paulo na área de dor e antroposofia. Professor Colaborador do Laboratório de Investigação Médica do Depto de Cirurgia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) na área de fitoterapia e Professor Colaborador do Departamento de Medicina em Atenção Primaria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na área de Medicina e Praticas Integrativas. Presidente do Departamento de Medicina Integrativa para Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e Embaixador para o Brasil da Society of Integrative Oncology (SIO).