Estão abertas, até o dia 14 de maio de 2025, as submissões de propostas de atividades para compor a programação oficial do 3rd World Congress on Traditional, Complementary and Integrative Medicine (3rd WCTCIM), que ocorrerá de 15 a 18 de outubro no Riocentro, no Rio de Janeiro. A chamada é voltada a profissionais, pesquisadores, educadores e representantes de comunidades interessados em organizar sessões, oficinas, debates, vivências ou outros formatos inovadores conectados aos temas centrais do evento.
O objetivo é construir uma programação diversa, interativa e inspiradora, que reflita a pluralidade de saberes e práticas em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI), em diálogo com as diretrizes da Estratégia da OMS 2025–2034. As atividades selecionadas integrarão a programação oficial do Congresso e terão visibilidade junto a participantes de mais de 50 países.
Tipos de atividades que podem ser propostas
As propostas podem contemplar diversos formatos, entre eles:
- Atividades pré-Congresso (Workshops, Seminários, Oficinas, etc);
- Eventos paralelos (sujeitos à disponibilidade de salas e condições de aluguel) que podem ser como atividade pré-Congresso ou simultâneas ao Congresso;
- Oficinas teórico-práticas, Discussão de Caso Clínico, Simpósios;
- Palestras (aproximadamente 15 minutos);
- Sessões temáticas (duração aproximada de 90 minutos);
- Atividades culturais e vivenciais;
- Outros formatos inovadores.
As propostas serão avaliadas pelo Comitê de Programa com base em critérios como relevância, inovação, viabilidade e alinhamento com os temas e valores do Congresso.
3rd WCTCIM: uma plataforma global para inovação e cooperação em MTCI
Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, o Riocentro, no Rio de Janeiro, será palco do 3rd World Congress on Traditional, Complementary and Integrative Medicine (3rd WCTCIM). Esta edição histórica, a primeira realizada na América Latina, reunirá especialistas de mais de 50 países para promover um intercâmbio inédito entre saberes tradicionais e tecnologias emergentes, como a aplicação de inteligência artificial em pesquisas na área de MTCI, saúde indígena, descoberta de novos medicamentos a partir de plantas medicinais.
Com uma programação multilíngue e inclusiva, o evento abordará temas estratégicos como evidências científicas para questões cruciais em saúde pública, saúde planetária, sustentabilidade, e integração das Medicinas Tradicionais e Complementares aos sistemas de saúde. Mais do que um congresso, o 3rd WCTCIM é considerado um marco para o campo da MTCI em âmbito global, por lançar e debater a Estratégia da OMS para Medicina Tradicional 2025–2034 com impacto real nos sistemas de saúde em mais de 170 países comprometidos com esta agenda.
Organizado numa parceria entre o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), a International Society for Traditional, Complementary and Integrative Medicine Research (ISCMR) e a European Society of Integrative Medicine (ESIM), o evento será também uma oportunidade estratégica para apresentação de propostas concretas e consolidação de redes globais que contribuirão com o futuro da saúde planetária em meio a crise climática.
Com o tema “Fortalecendo a Saúde Pública Global por meio da Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa: Diversidade de Conhecimento, Sociedades Saudáveis, Saúde Planetária”, o congresso reunirá participantes de mais de 50 países para discutir os grandes desafios e oportunidades da MTCI em escala global.
Os eixos temáticos centrais que serão debatidos em grandes sessões plenárias incluem:
- (A) Diversidade do campo das Medicinas Tradicionais e Complementares;
- (B) Integração das MTCI nos sistemas de saúde nas seis regiões;
- (C) Contribuições das MTCI informadas por evidências para a saúde pública;
- (D) Cuidado ao longo do curso da vida com MTCI;
- (E) Educação e formação em MTCI;
- (F) Saúde planetária, OneHealth e sociedades saudáveis.
Esses temas estruturam a programação e refletem a abordagem multidimensional do evento, conectando saberes tradicionais, inovação científica e políticas sustentáveis nas seis regiões do mundo.
Como enviar uma proposta
Para submeter uma proposta, é necessário preencher o formulário eletrônico disponível em:
https://wctcim.cabsin.org.br/new/proposals-for-activities/
As propostas serão avaliadas pelo Comitê de Programa, seguindo critérios como relevância, inovação, viabilidade e alinhamento com os temas e valores do Congresso. Serão priorizadas aquelas que apresentem metodologias participativas, diversidade de participantes e conexão com experiências regionais ou globais em MTCI. É importante que as propostas demonstrem clareza nos objetivos, coerência na estrutura da atividade e viabilidade logística. Além disso, será considerado o potencial de impacto das atividades na formação, articulação de redes e disseminação de boas práticas no campo da saúde integrativa.
Prazos importantes
- ✅ Data limite para envio de propostas: 14 de maio de 2025
- 📢 Notificação de seleção: 14 de junho de 2025
Dúvidas ou informações adicionais podem ser encaminhadas para:
📩 [email protected]
Outras formas de participar do 3rd WCTCIM
Além das propostas de atividades, seguem abertas outras oportunidades de participação no 3rd WCTCIM:
- 🔬 Submissão de abstracts científicos:
Os interessados podem enviar resumos nas modalidades pesquisa, relato de caso e relato de experiência até o dia 21 de abril de 2025. Os resumos aprovados poderão ser apresentados no evento e publicados em periódico indexado. Saiba mais em: https://wctcim.cabsin.org.br/new/submission - 🤝 Propostas de Grupos de Interesse Especial (SIGs):
Os SIGs reúnem especialistas e profissionais em torno de temas estratégicos da MTCI, com foco em colaboração internacional e produção de resultados concretos. O prazo para envio das propostas também vai até 21 de maio de 2025. Detalhes em: https://wctcim.cabsin.org.br/new/sig-submission/
🔗 Saiba mais e inscreva-se: wctcim.cabsin.org.br
Informações: [email protected]


