No dia 11 de novembro de 2024, às 18h, será realizada a mesa-redonda intitulada “Produzindo Mapas de Evidências: experiências no uso para Políticas de Saúde”, organizada pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) em parceria com o Instituto de Pesquisa Hcor e o Núcleo de Evidências C.A.R.E da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O encontro, que acontece de forma online pelo canal do YouTube do CABSIN, abordará a criação e uso de Mapas de Evidências, uma ferramenta que auxilia na tradução do conhecimento científico para o campo prático das políticas públicas.
A Semana da Evidência é idealizada pela Alianza Peruana para el Uso de la Evidencia e co-organizada pelo On Think Tanks (OTT) e o Hub LAC, surgiu em 2016 com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e a formação de uma cultura de evidências na formulação de políticas públicas na América Latina e no Caribe. Em sua edição de 2024, o evento busca aprofundar a compreensão do papel das evidências na criação de futuros resilientes, abordando temas como a preparação para desastres, o impacto das mudanças climáticas e a inclusão social, com a participação de diversos atores interessados no fortalecimento de práticas informadas por evidências.
Na live do CABSIN e HCor terá a participação de João Gabriel Sanchez, do Instituto de Pesquisa do Hcor, que trará sua experiência com o PROADI-SUS, programa que visa apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas frentes, inclusive no desenvolvimento de mapas de evidências. Representando o CABSIN, Caio Portella, Mariana Cabral Schveitzer e Ricardo Ghelman discutirão a experiência do consórcio na criação de mapas e na organização de informações que possam subsidiar tomadas de decisão em políticas públicas.
Os Mapas de Evidências vêm ganhando espaço nas discussões sobre políticas públicas devido ao seu papel em reunir e organizar dados e estudos relevantes de forma acessível e prática. Essas ferramentas permitem identificar lacunas de conhecimento e destacar as áreas em que há maior ou menor quantidade de evidências científicas disponíveis. Dessa forma, os mapas ajudam na formulação de políticas mais embasadas, eficientes e que respondem de forma mais adequada às demandas de saúde da população.
A participação na mesa-redonda “Produzindo Mapas de Evidências: experiências no uso para Políticas de Saúde” é aberta ao público e será realizada de forma virtual. Interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CABSIN, onde poderão interagir com os palestrantes e enviar perguntas em tempo real.
Este evento representa uma oportunidade única para aqueles que desejam compreender melhor o uso de evidências em políticas públicas, especialmente no contexto da saúde, e acompanhar discussões atuais sobre a aplicação de dados científicos na construção de políticas mais resilientes e adaptáveis para a realidade latino-americana.
Para mais informações e acesso à live, basta acessar o canal do CABSIN no YouTube


