Proposta do CABSIN de realizar o Congresso Internacional de Medicina e Saúde Integrativa pela primeira vez na América Latina junto com a International Society for Traditional, Complementary, and Integrative Medicine Research (ISCMR) e o European Society of Integrative Medicine foi aprovado para 2025.
A decisão comunicada pela diretoria da International Society for Traditional, Complementary, and Integrative Medicine Research (ISCMR) confirmou a escolha do Brasil para sediar a terceira edição do World Congress on Integrative Medicine & Health (WCIM&H), em 2025. O evento ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro entre setembro e outubro, em data ainda a ser confirmada. Até então, o ISCMR já realizou 8 eventos internacionais na Europa, 7 na América do Norte, 2 na Ásia e 2 na Oceania. Com o evento no Rio de Janeiro, será a primeira edição na América Latina.
A proposição, encabeçada pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), chapter Brazil do ISCMR, foi aprovada pela entidade e também pela European Society of Integrative Medicine (ESIM). A candidatura já chegou com o apoio de entidades da área das MTCI de mais de 17 países. Entre as principais entidades que apoiaram a proposta do Rio de Janeiro estiveram parceiros como a Rede MTCI Américas, Rede PICS Brasil e de sociedades de profissionais e universidades dos Estados Unidos, Austrália, Israel, Índia, África do Sul, Cuba, entre outros.
O 2nd World Congress Integrative Medicine and Health (WCIM&H), ocorreu em setembro de 2023, na Itália, numa iniciativa da International Society for Traditional, Complementary, and Integrative Medicine Research (ISCMR), em parceria com a Fondazione Artoi e a European Society of Integrative Medicine. O CABSIN foi um dos co-organizadores do evento e mobilizou a participação de 27 pesquisadores brasileiros que inscreveram trabalhos científicos e também participaram de atividades importantes sobre Saúde Integrativa ao longo do evento.
Durante o evento, mais de 800 profissionais de 51 países, com mais de 700 trabalhos submetidos. O 2nd WCIM&H não foi apenas um evento para apresentar pesquisas e discutir avanços. Ele assumiu o desafio de consolidar uma rede internacional de pesquisadores, clínicos e terapeutas do campo da Saúde Integrativa. O anúncio do Rio de Janeiro como sede do próximo congresso em 2025 reforça a posição do Brasil como ator importante no cenário internacional da pesquisa e prática da Medicina e Saúde Integrativa, especialmente em saúde pública, pavimentando o caminho para um cuidado mais integrado e holístico nas Américas.
Para mais informações sobre o último congresso clique aqui.
AUTORES
Anderson Machado
Jornalista
Willian de Andrade
Design e direção arte


