Evento marcou o Dia Internacional do Ayurveda, celebrado em 10 de novembro.
A importância do Ayurveda, sistema médico originário da Índia, foi destaque em evento organizado pela Embaixada da Índia, em Brasília. O evento celebrou as comemorações do Dia Internacional do Ayurveda, mundialmente conhecido como Dia do Dhanvantari Jayanti, data que marca o aniversário do nascimento do Senhor Dhanvantari, considerado o pai desse sistema médico.
O evento em Brasília teve uma aula do Dr. José Ruguê Ribeiro Junior, coordenador do Comitê Científico de Ayurveda do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN). Ele apresentou falou aos convidados sobre a necessidade do Ayurveda no mundo atual, fazendo um panorama do desenvolvimento dessa medicina no Ocidente e como se deu a difusão no Brasil.
Dr. Ruguê ressaltou a importância do ensino e pesquisa do Ayurveda no Brasil e o papel dos estudos que estão sendo realizados pelo CABSIN na sistematização de estudos científicos, incentivando a validação das práticas informadas por evidências científicaṣ. Também ressaltou a inserção de práticas oriundas desse sistema no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.
Houve ainda a participação de representantes do Ministério Ayush da Índia e do Ministério da Saúde da Saúde do Brasil. Também foram destacadas publicações realizadas pela Fundação Sri Vájera para difusão do conhecimento e prática do Ayurveda em nosso país. Ao final do evento, foi servido pela Embaixada um jantar com pratos indianos com base nos princípios dessa medicina.
Durante o evento foi destacado o apoio do governo indiano para a promoção das práticas de Yoga e dos hábitos e práticas oriundos do conhecimento ayurvédico, não só em seu país, mas difundindo para todo o mundo. A Índia foi sede em agosto de 2023 da primeira Cúpula Mundial de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em paralelo ao Encontro dos Líderes do G20, naquele mesmo país.
AUTORES
Anderson Machado
Jornalista
Willian de Andrade
Design e direção arte


