NÚCLEO DE TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PICS
O Núcleo de Tradução do Conhecimento em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas/Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NTC-MTCI/PICS) é um projeto de colaboração entre o Ministério da Saúde (MS), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS) e o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), para a produção de notícias e matérias com base em evidências científicas.
O NTC-MTCI/PICS foi criado em função da necessidade de se promover políticas públicas orientadas por evidências na área da saúde.
O objetivo deste projeto é publicizar as melhores evidências, fazendo uso de uma linguagem direcionada ao gestor e aos profissionais de saúde, nas temáticas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), bem como em atenção à Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), coordenada pelo Ministério da Saúde, e à Estratégia 2014-2023 da Organização Mundial da Saúde (OMS), para implementação das Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas (MTCI) nos sistemas de saúde.
O NTC-MTCI/PICS elabora matérias informativas, apoiadas na ciência, fazendo uso, principalmente, dos Mapas de Evidência das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI/OMS)/Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS/MS) e trazendo comentários, análises e o conhecimento de especialistas, com ênfase na saúde pública.
Grupo Gestor do NTC/MTCI-PICS
Katia
Machado
- Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Gama Filho (1997);
- Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005);
- Atua há cerca de 20 anos no campo da Comunicação e Saúde;
- Foi subeditora do Programa Radis de Comunicação e Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e editora-chefe e coordenadora da Secretaria de Comunicação da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz);
- Atualmente, é editora e assessora de comunicação do Programa IdeiaSUS, um banco de práticas e soluções de saúde, vinculado à Presidência da Fiocruz, e bolsista do Núcleo de Tradução do Conhecimento em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI), projeto do Ministério da Saúde com a Bireme/Opas e o CABSIN, de sistematização e tradução das evidências clínicas em MTCI.
Ricardo
Ghelman
- Médico (UFRJ,1986), generalista e especialista em Pediatria (UERJ,1988) e em Oncologia Pediátrica (UNICAMP,1991).
- Mestre em Embriologia e Anatomia (FMVZ-USP,1998);
- Doutor em Toxicologia Reprodutiva com fitoterápico Viscum album pelo Depto de Obstetrícia (UNIFESP, 2003);
- Pós Doutor em Neurociências pelo Depto de Neurologia, na área de Dor e Medicina Antroposófica (UNIFESP, 2018).
- Fundador e Presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN);
- Membro da Secretaria executiva da Biblioteca Virtual em Saúde da BIREME – OPAS/OMS e Rede MTCI Américas, Expert World Health Organization/Traditional, Complementary and Integrative Medicine (WHO, TCIM);
- Coordenador do Núcleo de Estudos em Medicina Integrativa para Crianças e Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP);
- Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Pediatria Integrativa da Faculdade IBCMED;
- Membro do Editorial Board da revista Global Advance in Health and Medicine;
- Membro do comitê de internacionalização e do grupo de pediatria da Society of Integrative Oncology;
- Idealizou e coordenou o Programa (2015-2018) e a Unidade de Pediatria Integrativa (2018-2019) do ICr-ITACI/HCFMUSP.
Caio
Portella
- Bacharel em Naturologia;
- Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo;
- Doutorando da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
- Editor Associado da Revista Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares;
- Membro Fundador e atual Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia;
- Membro da Secretaria executiva da Biblioteca Virtual em Saúde da BIREME – OPAS/OMS e Rede MTCI Américas;
- Docente da Pós-Graduação em Dor no Instituto Israelita Albert Einstein.
Equipe de Gestão
Verônica
Abdalla
- Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1986), graduação em Administração Pública pela Universidade de Brasília (1990);
- Mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2002);
- Ocupou o cargo de tecnologista do Ministério da Ciência e Tecnologia no período de 1986 a abril de 2017;
- Comissionada na BIREME, Centro Especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, de julho de 1991 a abril de 2017 exercendo a função de Gerente de Serviços de Informação e de Produção de Fontes de Informação;
- A partir de maio de 2017 tem um contrato direto com a BIREME/OPAS/OMS exercendo o mesmo cargo – gerente de Serviços e Fontes de Informação;
- Tem experiência na área de Gestão da Informação e Conhecimento Científico com ênfase em Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à informação em saúde, biblioteca virtual, gestão da informação e recuperação de informação, desenvolvimento de Portais de Acesso à Informação, tradução do conhecimento, mapas de evidências, sínteses de evidências, informação para tomada de decisão em saúde, gestão de projetos de cooperação técnica em informação científica e técnica na área da saúde.
Joseane
Costa
Joseane Carvalho Costa
- Bacharel em Ciências Biológicas (Mod. Médica) pela Universidade Federal do Pará (1993). Estágio supervisionado de graduação pelo Instituto Evandro Chagas (1993);
- Mestra em Ciências (Neurociências) pela UFPA/USP-RP (1994-1996);
- Doutora em Ciências (Neurociências) pela UFPA/UnB (1997-2001);
- Professora efetiva do curso de Bioquímica do Dept. de Fisiologia da UFPA (1997), coordenou o Laboratório de Neurobiologia e Comportamento (1998-2003), onde aprovou e desenvolveu projetos de ensino, extensão e pesquisa sobre plantas medicinais da Amazônia, biodiversidade e saúde;
- Estágio de pós-doutoramento pela UnB, em neuropsicofarmacologia (2002-2004). No Ministério da Saúde (MS) (2004-2006) exerceu cargo de Direção de Assessoramento Superior (DAS), atuando na Diretoria de Investimentos e Projetos Estratégicos da Secretaria Executiva (DIPE/SE/MS) e na Diretoria de Ciência, Tecnologia e insumos Estratégicos, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos estratégicos (DECIT/SCTIE/MS);
- Coordenou e colaborou com a formulação de políticas públicas e programas em ciência, tecnologia e Inovação em Saúde (C,T&I/S), Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), Política de Gestão de Tecnologia em Saúde (PGTS) e o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS);
- Na Fiocruz-Brasília (2006-2008) coordenou o Observatório de C, T&I/S e o mestrado profissionalizante em Saúde. Formulou e coordenou projetos junto à Coordenação de Programas e Projetos Estratégicos (CPPE/Fiocruz/BSB), com destaque para os projetos pautados pelo Acordo de Cooperação Multilateral Amazônico, como a Rede Panamazônica de C, T&I/S). Na Fiocruz/RJ (2008-20014), coordenou, em cooperação técnica, projetos e programas voltados à implementação da PNPMF.
- Coordenou o Escritório de Gestão do Núcleo de Biodiversidade em Saúde (EGNBS), do Instituto de Tecnologia (Farmanguinhos/Fiocruz) (2008-2009);
- Na Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) (2009/20014), coordenou Projetos de Estruturação da Gestão do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e de sua base produtiva, em parceria com o MS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA);
- Atualmente é docente da Faculdade de Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Fecampo/Unifesspa), onde aprovou, em 2015, com auxílio financeiro da CAPES, o curso de doutorado interinstitucional em saúde pública, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz/RJ, abrangendo um conjunto de Universidades e Institutos Federais da região amazônica;
- Atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão, em parceria com a Fiocruz/RJ, alinhados à PNPMF e outras políticas inclusivas, agregando temas relacionados à etnociência; às plantas medicinais; à educação popular, saúde e sociedade; à ecologia de saberes; à interculturalidade e territorialidade; aos saberes e fazeres das populações do campo, floresta e águas; à aprendizagem significativa; ao ensino de ciências; ao pensamento e linguagem.