Pesquisar
Close this search box.

O Cabsin

Conheça o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa

Somos uma rede de pesquisadores, fundada em 2018, que desenvolve pesquisa colaborativa entre universidades, governos e sociedades científicas em nível nacional e internacional na área das Medicina Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI). Promovemos o desenvolvimento científico e a disseminação do conhecimento para contribuir com a implementação de políticas informadas por evidências e a integração de produtos naturais e práticas tradicionais e complementares centradas na pessoa nos sistemas de saúde.

Missão, Visão e Valores

Missão

O Consórcio Brasileiro de Saúde Integrativa tem como missão contribuir ao fomento à pesquisa científica de abordagens integrativas e complementares em saúde por meio da sistematização e produção de estudos e pesquisas, ampliando a visibilidade do conhecimento científico na área e promovendo intercâmbios e colaborações entre pesquisadores, universidades e grupos de pesquisa nacionais e internacionais para subsidiar a implementação de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas de forma integrada ao sistema público de saúde com segurança, eficácia, qualificação profissional, qualidade de serviços e produtos.

Visão

Nossa visão é ser uma instituição de excelência e uma voz nacional da rede acadêmica colaborativa que contribua para o processo de implementação de políticas públicas brasileiras alinhadas às diretrizes da OMS na área da Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI), por meio do fortalecimento e democratização do acesso à evidência e às lacunas nas evidências científicas para a tomada de decisões.

Valores

Ética • Inovação • Acesso ao Conhecimento • Representatividade • Interprofissionalismo • Colaboração

Diretoria 2023 | 2025

A atual diretoria do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa é formada por médicos e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, que trabalham de forma integrada para promover o amplo desenvolvimento da MTCI.


Dra Mariana Cabral Schveitzer
Diretora Presidente


Dr. Ricardo Ghelman
Diretor Vice-Presidente

Caio Fábio Schlechta Portella
Diretor Secretário

Equipe de Gestão

Equipe de Comunicação


Julia D'Allevo
Gerente
de Projetos
ana claudia mor
Ana Cláudia Mor
Secretária Executiva
e Pesquisadora
Paula Ischkanian
Pesquisadora
Anderson Machado
Coordenador
de Comunicação
WhatsApp Image 2023-03-23 at 08.31.43
Willian Andrade
Design e
Mídias Digitais

Quer conhecer os colaboradores que fazem parte
dos nossos comitês? Acesse abaixo.

Comitê de Medicina
Antroposófica

A antroposofia aplicada à saúde é uma ciência médica que se baseia nos conceitos fundamentados pela antroposofia sobre o ser humano, a natureza e o universo.

Comitê de
Ayurveda

Abordagem terapêutica de origem indiana, segundo a qual o corpo humano é composto por cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra - os quais compõem o organismo.

Comitê de
Saúde e Natureza

Uma nova visão desta relação entre Ser Humano e Natureza busca compreender a integração e as interconexões entre estes dois universos…

Comitê de
Homeopatia

A Homeopatia aplica nos seres vivos um princípio terapêutico sistematizado pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), o princípio da similitude.

Comitê de
Saúde Mental e Espiritual

O cuidado com saúde mental e espiritual tem como objetivo primário reforçar a promoção da qualidade de vida, investindo em abordagens terapêuticas que valorizem e contemplem a diversidade e o aspecto transcendente do ser humano.

Comitê de Oncologia
Integrativa

A Oncologia Integrativa é um campo de cuidado centrado no paciente, baseado em evidências, para o tratamento do câncer que utiliza práticas corporais e mentais, produtos naturais e/ou modificações no estilo de vida a partir de diferentes tradições, juntamente com tratamentos convencionais de câncer.

Comitê de Pediatria
Integrativa

A Pediatria Integrativa oferece uma abordagem orientada para o cuidado integral centrado no bebê, criança ou adolescente, com ênfase na humanização do atendimento incluindo todos os elementos do estilo de vida e saúde da família.

Comitê de Saúde e
Natureza

Os produtos naturais são representados pelos reinos animal, mineral e vegetal e, independentemente da natureza do recurso terapêutico, eles procuram estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde.

Comitê de
Osteopatia

A osteopatia é um sistema independente de cuidados de saúde primário, centrado no indivíduo. Este conhecimento é organizado em relação a todos os aspectos da saúde física, mental, emocional e espiritual. E um dos objetivos é evidenciar disfunções de mobilidade articular e tissular, já que podem contribuir para o equilíbrio da saúde.

Comitê de
Naturopatia/Naturologia

A definição técnica utilizada no Brasil para o sistema Naturologia ou Naturopatia, o define como um conhecimento da área da saúde embasado na pluralidade de sistemas terapêuticos complexos vitalistas, utilizando da relação de interagência e de práticas integrativas e complementares no cuidado e atenção à saúde.

Comitê
de Dor

A Dor é considerada um importante problema de saúde pública, por ser uma das principais responsáveis pelo uso de serviços de saúde, absenteísmo no trabalho e incapacidades.

Muitas pessoas já fizeram parte desta jornada colaborativa

No decorrer de seus anos de existência, o CABSIN passou por três composições de diretoria, com membros elegidos em assembleia e comprometidos com o nosso propósito.

Colaboração e respeito

Conheça as diretrizes que orientam a atuação do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa para o desenvolvimento de pesquisas colaborativas e difusão do conhecimento.

Juntos somos mais fortes!

O CABSIN conta com uma ampla rede de parceiros espalhados pelo Brasil e mundo afora, em diversas áreas da Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa. Saiba quem eles são!

plugins premium WordPress