CABSIN Sedia Cochrane Complementary Medicine Brazil

O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) tem a honra de anunciar que passa a sediar a Cochrane Complementary Medicine Brazil, que será liderada por Ricardo Ghelman, pesquisador sênior e professor colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pelo pesquisador Caio Portella, ambos diretores do Consórcio. O CABSIN atua por meio de sua Diretoria e de seus Comitês Temáticos, formados por pesquisadores altamente qualificados em suas áreas de interesse. São profissionais que ocupam posições estratégicas nas melhores instituições de ensino e pesquisa do Brasil, liderando estudos de repercussão nacional e internacional.

Grupo especializado da rede global Cochrane focado em promover decisões clínicas em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI) informadas por evidência, a Cochrane Complementary Medicine (CCM) atua como ponte entre pesquisadores, clínicos e pacientes para garantir que as práticas terapêuticas nesse campo sejam avaliadas com o máximo rigor científico. A base da CCM fica na Georgetown University, nos Estados Unidos, e conta com grupos satélites sediados na Alemanha, no University Hospital Tübingen e no Bosch Health Campus (Stuttgart); na Suíça, no University Hospital Zurich e na University of Zurich; na China, na Beijing University of Chinese Medicine, e na República da Coreia (Coreia do Sul), no Korea Institute of Oriental Medicine (KIOM), em Daejeon.

Colaboração Internacional e Expansão

Agora sediada pelo CABSIN, a Cochrane Complementary Medicine Brazil irá colaborar com os profissionais da CCM nos Estados Unidos, e com todos os grupos satélites da organização, além de apoiar colegas da Cochrane em nível global, contribuindo para melhorar a qualidade, a abrangência e a utilização das evidências sobre intervenções neste campo.

“Estamos entusiasmados em receber a Cochrane Complementary Medicine Brazil como o mais novo membro do Campo de Medicina Complementar da Cochrane. A equipe do CABSIN é composta por pesquisadores experts na avaliação de evidências sobre produtos naturais, medicina tradicional chinesa, ayurveda, yoga, mindfulness, medicina antroposófica e outras abordagens integrativas para a saúde e o bem-estar. Esperamos uma colaboração produtiva e prazerosa como parte da organização Cochrane”, afirma Susan Wieland, diretora da Cochrane Complementary Medicine.

Tradução e Disseminação de Evidências no Brasil

As Unidades de Síntese de Evidências da Cochrane estão se conectando à Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma revisão de modelos e ferramentas de tradução do conhecimento em MTCI. Alinhado a essa iniciativa global, e seguindo o modelo bem-sucedido da Cochrane Complementary Medicine Switzerland, o CABSIN terá como uma de suas primeiras ações a tradução mensal de blog shots (conteúdos concisos) da Cochrane para a língua portuguesa. O Consórcio também apoiará a tradução e preparação de citações de Ensaios Clínicos Randomizados (ECR) para inclusão no Registro Central Cochrane, banco de dados bibliográficos de ensaios clínicos.

Impacto na Lusofonia e Políticas Públicas

“A Cochrane Complementary Medicine (CCM) é uma das instituições mais respeitadas do mundo quando o assunto é promover evidência científica para implementação de políticas públicas e orientação de decisões clínicas em abordagens complementares informadas por evidências. É uma grande honra para o CABSIN assumir esta representação no Brasil, não apenas adotando a metodologia da CCM, mas traduzindo para o português seus estudos, permitindo também que os países de língua portuguesa, como Portugal e países africanos, tenham acesso a esse rico conteúdo estudado por pesquisadores de renome internacional”, ressalta Ricardo Ghelman.

Capacitação e Compromisso Científico

O CABSIN atuará ainda na divulgação das evidências Cochrane e na realização de oficinas de capacitação para elaboração de revisões sistemáticas, contribuindo também para metodologias de pesquisa, estratégias de implementação e aplicações educacionais.

“A Cochrane Complementary Medicine é uma coleção de bancos de dados em medicina e outras especialidades de saúde de grande reputação e impacto acadêmico na composição de diretrizes e guias clínicas das mais diversas especialidades. O apoio do CABSIN na disseminação e desenvolvimento de revisões Cochrane na área de Medicina Complementar é uma peça chave para a divulgação científica e a qualificação metodológica da área no Brasil”, destaca Caio Portella.

Ao sediar a Cochrane Complementary Medicine Brazil, o CABSIN reafirma seu compromisso com a excelência científica, a cooperação internacional e o fortalecimento da Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI) baseada em evidências. Essa representação consolida o papel do Consórcio como ponte entre a produção global de conhecimento e as necessidades do contexto brasileiro e lusófono, ampliando o acesso qualificado à informação científica, qualificando práticas, políticas e formação em saúde, e contribuindo de forma concreta para a integração responsável e crítica das abordagens integrativas nos sistemas de saúde.