Chamada de Artigos: Medicina Integrativa na América do Sul

O CABSIN tem o prazer de divulgar a chamada de artigos do European Journal of Integrative Medicine (EuJIM) para edição especial sobre Medicina Integrativa na América do Sul. O Consórcio também relembra a comunidade científica sobre o acesso gratuito a uma edição recente do periódico que aborda a pesquisa de implementação.

Detalhes da Edição Especial Sul-Americana

O EuJIM convida pesquisadores baseados na América do Sul a submeterem artigos para a edição especial sobre Medicina Integrativa na América do Sul. A chamada visa destacar a rica diversidade cultural e as contribuições inovadoras de todo o continente para a Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI).

O objetivo desta edição especial é amplificar vozes locais apresentando pesquisas que fazem a ponte entre etnofarmacologia, atenção primária à saúde e a integração de práticas médicas indígenas e modernas. A revista convida a todos para se juntarem ao avanço da compreensão e do impacto global das tradições de saúde únicas da América do Sul.

Tópicos de Interesse e Editores

Tópicos de interesse incluídos na chamada:

  • O desenvolvimento de novos medicamentos.
  • A troca de conhecimento entre populações urbanas e rurais.
  • O papel da MTCI no respeito aos modos de vida indígenas.

Editores convidados: João Bosco Guerreiro da Silva, Jorge Hosomi, Ricardo Tabach, Mariana Cabral Schveitzer, Ricardo Ghelman, Alberto Gimenez.

Acesso Gratuito: Pesquisa de Implementação em Saúde Integrativa

O EuJIM também disponibiliza para visualização e acesso gratuito a edição especial Implementing integrative healthcare in practice. Esta edição enfoca a pesquisa de implementação, que é a investigação científica sobre questões relacionadas à implementação – o ato de levar uma intenção a efeito.

Na pesquisa em saúde, isso se traduz em políticas, programas ou práticas individuais. A edição traz pesquisas que visam compreender o quê, por que e como as intervenções funcionam em ambientes do “mundo real”, e como elas são testadas com abordagens com o objetivo de melhorá-las.