Marco para o Avanço das MTCI no Brasil
Um marco simbólico e político para o avanço das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) no Brasil: o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) foi convidado pelo Ministério da Saúde para uma reunião com áreas estratégicas da pasta, em Brasília, neste início de janeiro.
Destaques do Encontro com o Ministério da Saúde
O encontro, conduzido pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, teve como destaque o compartilhamento dos avanços históricos na área a partir da implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que completa 20 anos em 2026. Também foi confirmada a celebração dessas duas décadas no V Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CONGREPICS), de 6 a 9 de maio, na cidade de Salvador (BA), cujo tema central é “PNPIC: 20 anos tecendo políticas e saberes pela consolidação do SUS”.
O ministro enfatizou, ainda, a trajetória técnico-científica do CABSIN que culminou com a realização do Congresso Mundial de MTCI em outubro de 2025, na cidade do Rio de Janeiro, com 1.400 participantes de 70 países e apoio do Ministério da Saúde.
Representação e Contribuições do CABSIN
Os representantes do Consórcio na reunião foram Caio Portella e Ricardo Ghelman, respectivamente diretor-presidente e diretor vice-presidente e consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ambos apresentaram um relatório das atividades e projetos do CABSIN e foram convidados a contribuir com reflexões técnicas sobre o cenário nacional, especialmente internacional, das abordagens complementares e integrativas, em diálogo com as apresentações das lideranças de secretarias do Ministério da Saúde.
Compromisso Ministerial com Estratégia Global da OMS 2025-2034
Ghelman repassou ao ministro Alexandre Padilha o convite enviado pela Drª Shyama Kuruvilla – diretora-geral do Centro Global de Medicina Tradicional da OMS – para que o Brasil assine, junto a ministérios da saúde de outros 26 países, um compromisso com a agenda da Estratégia Global da OMS 2025-2034, firmado em dezembro de 2025 durante o II Global Summit da OMS, na Índia. A pauta incluiu o lançamento da Biblioteca Global de Medicina Tradicional da OMS (TMGL/WHO), que reúne 1.5 milhões de publicações na área e tem sua construção liderada pelo diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (BIREME/OPAS), João Paulo Souza.
Lideranças Presentes no Encontro
Participaram do encontro Ana Luiza Caldas, Secretária da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS); Ilano Barreto, Subsecretário-adjunto da SAPS/MS, que representou o Ministério da Saúde no Congresso Mundial de MTCI, no Rio, e no Global Summit, em Nova Délhi; Ângela Fernandes Leal da Silva, diretora do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da SAPS/MS; Eduardo Jorge Valadares Oliveira, Secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SCTIE/MS); Ricardo Weibe Nascimento Costa (Weibe Tapeba), Secretário de Saúde Indígena (SESAI/MS); e Putira Sacuena, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena (DAPSI/SESAI/MS).
Estiveram presentes, ainda, diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), membros da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – entre eles Islândia Maria Carvalho de Sousa, coordenadora do ObservaPICS/Fiocruz (participação online) – além de outras secretarias e áreas ligadas às políticas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sinal de Abertura e Expansão
Para o CABSIN, a reunião sinaliza a abertura e expansão do interesse do Ministério da Saúde pela agenda internacional das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas dos países do grupo BRICS, em consonância com a PNPIC e as diretrizes do SUS. O encontro também demonstra o compromisso com o desenvolvimento da agenda MTCI e PICS em alinhamento com os quatro macro-objetivos da Estratégia Global da OMS: evidência, regulação, implementação e colaboração para os próximos anos.


