Dr. Ricardo Ghelman: “Marcos globais e implementação pelos países”
Abrindo a série “Vozes do Brasil na II MP Cúpula Global de Medicina Tradicional da OMS” (Second WHO Global Summit on Traditional Medicine), o Consórcio Acadêmico Brasileiro em Saúde Integrativa (CABSIN) destaca a participação do Prof. Dr. Ricardo Ghelman, consultor externo da Organização Mundial da Saúde em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI), professor colaborador do Departamento de Medicina em Atenção Primária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fundador e atual vice-presidente do CABSIN.
Na Cúpula, que será realizada na Índia de 17 a 19 de dezembro de 2025, Ghelman apresentará uma análise da implementação das práticas integrativas no Brasil, com foco específico nas profissões de saúde responsáveis pela execução dessas abordagens nos diferentes níveis de atenção.
Detalhes da Apresentação na Cúpula
Com o tema “Marcos globais e implementação pelos países” (Sessão Paralela 3.A), a apresentação acontecerá no dia 18 de dezembro, das 7h30–8h45 (horário de Brasília), e abordará a organização multiprofissional da MTCI no país, envolvendo distintas categorias profissionais que atuam de forma integrada na atenção primária, em serviços especializados e em hospitais, tanto no setor público quanto no privado.
Instituições de referência em saúde integrativa no país
O conteúdo dialoga com experiências brasileiras consolidadas de integração entre práticas integrativas e medicina convencional, incluindo iniciativas desenvolvidas em contextos como saúde mental, oncologia, pediatria e atenção primária, evidenciando diferentes modelos institucionais de oferta de cuidado. Nesse mesmo eixo, a apresentação incorpora experiências assistenciais específicas, desenvolvidas em instituições que operam a integração da MTCI de forma estruturada em seus serviços.
Entre os casos apresentados estão iniciativas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HC/FMUSP), com programas voltados à saúde mental que incorporam práticas mente-corpo e intervenções de estilo de vida; do Instituto Nacional de Câncer (INCA), com abordagem integrada na oncologia pediátrica, incluindo terapias antroposóficas voltadas ao cuidado complementar e à qualidade de vida; do Centro de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Município de São Paulo (CERPICS/SP), que atua como pólo público estruturante para a oferta de práticas integrativas e apoio técnico à rede de atenção básica; e do Hospital Israelita Albert Einstein, que mantém programas hospitalares de integração de práticas como acupuntura, aromaterapia clínica, musicoterapia e técnicas de respiração em áreas como cardiologia, reabilitação e especialmente oncologia, baseados nos guidelines SIO-ASCO.
Atuação acadêmica, clínica e institucional
Além de atuar como consultor da OMS em MTCI, Ghelman integra grupos internacionais ligados ao tema, como o de Inteligência Artificial da OMS, do capítulo de Medicina Tradicional da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) e o grupo responsável pela escrita e implementação da Estratégia de Medicina Tradicional da OMS 2025–2034.
Embaixador, no Brasil, da Sociedade de Oncologia Integrativa (Society of Integrative Oncology – SIO), em novembro de 2025 acumulou mais um cargo ao assumir o posto de co-presidente (co-chair) do Comitê Global da SIO, ao lado de Nina Fuller-Shavel, do Reino Unido. É membro da diretoria da Sociedade Europeia de Medicina Integrativa (European Society of Integrative Medicine – ESIM), além de ponto focal, pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro em Saúde Integrativa (CABSIN), do grupo BraveNet (Bravewell Integrative Medicine Research Network), dos Estados Unidos, dedicado à avaliação da efetividade de abordagens integrativas.
Pediatria integrativa e redes internacionais de cooperação
Desde 2015, Ghelman também lidera iniciativas em prol da implementação da pediatria integrativa no país, com experiência pioneira em oncologia pediátrica no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil ((ITACI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Hoje, é vice-presidente do Núcleo de Estudos de Medicina Integrativa da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), e membro do Grupo de Trabalho Criança, Adolescente e Natureza da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Também encabeça a Rede Internacional de Pediatria Integrativa (International Network of Integrative Pediatric– INIP), que une líderes de mais de 18 países na área, em parceria com sociedades científicas, governos e a Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics – AAP), que introduziu o conceito há 20 anos.
Formação acadêmica e trajetória científica
Sua formação acadêmica inclui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Pediatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização em Onco-hematologia pela Universidade Estadual de Campinas (Boldrini, UNICAMP), mestrado e Professor Assistente em Embriologia e Anatomia Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Toxicologia Reprodutiva de Fitoterápicos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós-doutorado em Neurociência, com foco em Dor e Antroposofia, também pela UNIFESP. Possui ainda formação internacional em Goethean Phenomenology, realizada no Reino Unido, com ênfase em botânica e morfologia, além de participar como membro de corpos editoriais de várias revistas científicas.
Ministério da Saúde e BIREME: mais brasileiros na Cúpula Global da OMS
Mais representantes brasileiros estarão na II Cúpula Global da OMS em Medicina Tradicional. Vinculados ao CABSIN serão: a pesquisadora Profa. Mariana Cabral Schveitzer, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); a pesquisadora e Profa. Ana Paula Ferreira, diretora-secretária do CABSIN e coordenadora do Comitê de Osteopatia do Consórcio; o Prof. Nelson Filice de Barros, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Comitê de Oncologia Integrativa; o Prof. Marcelo Demarzo, da Escola Paulista de Medicina e membro do Comitê de Saúde Mental e Espiritualidade do Consórcio.
O Ministério da Saúde brasileiro também estará presente no evento representado por Ilano Almeida Barreto e Silva, Secretário Adjunto da Secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), e por Daniel Amado, coordenador da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) junto à SAPS/MS. Amado apresentará o tema “Medindo o progresso e traçando os próximos passos: padrões, dados e inteligência artificial responsável, do conhecimento ancestral à ação” (Measuring progress and charting the way forward: standards, data and responsible AI, from ancestral knowledge to action).
Outro brasileiro na II Cúpula Global será João Paulo Souza, diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME-OPAS/OMS), painelista da sessão “Medicina Tradicional e a continuidade do conhecimento em saúde” (Traditional Medicine and the continuum of knowledge in health).
Sobre o Second WHO Global Summit on Traditional Medicine
Realizado pela primeira vez em 2023, na Índia, o WHO Global Summit on Traditional Medicine reúne governos, cientistas, reguladores e representantes de povos tradicionais para debater políticas, segurança, regulação, pesquisa e inovação em MTCI. Em sua segunda edição, a cúpula aprofunda marcos globais de evidências, apresenta avanços como a WHO Traditional Medicine Global Library e impulsiona a Estratégia Global de MTCI 2025–2034, apoiando países a integrar práticas integrativas de forma segura, custo-efetiva e culturalmente adequada.
Vozes do Brasil no Second WHO Global Summit on Traditional Medicine
- Painelista: Prof. Dr. Ricardo Ghelman
- Tema: Marcos globais e implementação pelos países (Sessão Paralela 3.A)
- Dia 18 de dezembro
- Horário: das 16h–17h15 (Índia) | 7h30–8h45 (Brasília)
Para assistir: todas as sessões serão gravadas e estarão disponíveis ao final de cada dia da Global Summit em: tm-summit.org/


