CABSIN em Nova Publicação da Springer Nature

Diretores e membros de comitês do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) participam de uma nova publicação internacional lançada pela Springer Nature, uma das maiores e mais influentes editoras acadêmicas, científicas e educacionais do mundo.

O recém-lançado livro Information Fields Theory and Applications: Quantum Communication in Physics and Biology (“Teoria e Aplicações dos Campos da Informação: Comunicação Quântica em Física e Biologia”) reúne mais de 20 cientistas e pesquisadores de renome internacional para aprofundar o debate sobre os “campos da informação” como modelo teórico moderno e suas aplicações na física, na biologia e na medicina.

Potencial Transformador da Saúde Integrativa

Médico, professor, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI) e vice-presidente do CABSIN, Ricardo Ghelman é o primeiro autor do capítulo “Sistemas Médicos e Saúde Integrativa”, assinando em coautoria com o pesquisador e presidente do Consórcio, Caio Portella, e com o coordenador do Comitê de Ayurveda do CABSIN, Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior, que traz uma visão moderna sobre a medicina ancestral ayurvédica, interpretando esta antiga ciência à luz da física de vanguarda.

Visão Multidimensional e Fundamentos Científicos

“Este capítulo explora um novo olhar sobre a morfologia, a fisiologia e a fisiopatologia segundo os diferentes sistemas médicos tradicionais e complementares, como Ayurveda, Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Medicina Antroposófica, a partir de uma abordagem centrada na multidimensionalidade da pessoa, contemplando estas dimensões de natureza físico-eletro-química, psíquica e noéticas atuando como campos de informação sobre células, tecidos, órgãos e comportamento”, ressalta Ghelman.

Fundamentado em referenciais globais, como a Estratégia de MTCI da Organização Mundial da Saúde (OMS), o texto dialoga com paradigmas vitalistas e mecanicistas antigos, destacando sua convergência na biologia dos sistemas e na física quântica moderna. São discutidos, entre outros temas, os princípios dos campos de informação, as redes bioelétricas e paralelos com o entrelaçamento quântico, bem como os campos morfogenéticos de Rupert Sheldrake, com métricas fisiológicas micro e macroscópicas.

Biologia do Desenvolvimento e Comunicação Celular

Ex-professor assistente de Embriologia e Anatomia Comparada da USP, Ricardo Ghelman também assina o capítulo “Biologia do Desenvolvimento e Campos Morfogenéticos”, que desvenda a história e a ciência da biologia do desenvolvimento, explorando a complexa dança entre diferenciação celular e orquestração epigenética que molda a saga morfológica de uma única célula se transformando no organismo complexo a partir das três origens embrionárias, e desvela o mecanismo da formação da célula de câncer.

Membro do Comitê de Metodologia e Racionalidades Médicas do CABSIN, ex-presidente do Consórcio e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Mariana Cabral Schveitzer também participa do livro, como coautora do capítulo “Comunicação Celular de Longa Distância”.

Campos da Informação: Ciência de Fronteira

O livro tem como editores Erico Azevedo, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas (Unicamp) e membro do Comitê de Saúde Mental e Espiritualidade do CABSIN; e José Pissolato Filho, professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da mesma universidade. Ambos reuniram nomes como Rupert Sheldrake, Shantena Augusto Sabbadini, Anirban Bandyopadhyay e Dean Radin para compreender o armazenamento e a comunicação tempo-espacial da informação em diferentes níveis da realidade, do subatômico aos sistemas biológicos e humanos.

Conexão entre Física, Biologia e Inovação

A publicação investiga, ainda, fenômenos nos quais ocorre a transdução de informação sem consumo de energia, conceito relacionado às chamadas “ações à distância” descritas por Einstein, reunindo evidências e modelos teóricos que conectam física quântica, biologia, química e ciências da vida. Além de editor, Azevedo também assina quatro capítulos do livro, sendo três em coautoria.

A participação de membros do CABSIN em Information Fields Theory and Applications: Quantum Communication in Physics and Biology reforça seu papel como referência internacional na produção científica em saúde integrativa, contribuindo para o diálogo entre saberes tradicionais, inovação científica e novos paradigmas de cuidado em saúde, alinhados aos desafios contemporâneos da ciência, da medicina e da sociedade.

A obra está disponível para compra nas versões física e digital (e-book) em https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-95-1742-8 .