Brasil assume presidência da World Naturopathic Federation
Pela primeira vez, um brasileiro foi eleito para presidir a World Naturopathic Federation – WNF (Federação Mundial de Naturopatia). A nomeação de Caio Portella, oficializada em outubro, marca um avanço simbólico e técnico para a saúde integrativa no país, refletindo o reconhecimento internacional do trabalho que o Brasil vem desenvolvendo na qualificação das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI).
A nomeação também representa um avanço significativo para a representatividade brasileira em organizações internacionais de saúde. A transição de Portella da vice-presidência para a presidência da Federação demonstra uma progressão natural e consolida a influência do Brasil nas discussões sobre o futuro da Naturopatia em escala mundial.
Um reconhecimento ao avanço brasileiro nas MTCI
A eleição de um profissional brasileiro para liderar a WNF reflete anos de dedicação e avanços consistentes do Brasil na pesquisa, na formulação de políticas públicas e na qualificação profissional no campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como são conhecidas no país.
A nova gestão na World Naturopathic Federation é vista como um reconhecimento da maturidade do setor no Brasil. Consequentemente, essa liderança pode abrir caminhos para o intercâmbio de conhecimentos e a colaboração em pesquisa entre o Brasil e outros países.
Trajetória profissional e acadêmica
Caio Portella tem uma trajetória profissional e acadêmica de mais de 15 anos dedicados ao campo das MTCI. Ele é Naturólogo, Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP.
Em sua carreira, ajudou a fundar a Associação Paulista de Naturologia (APANAT), foi presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT) e membro da diretoria dessa entidade por oito anos. Além disso, foi coordenador do curso de Bacharelado em Naturologia na Universidade Anhembi Morumbi de 2015 a 2019, quando ingressou na diretoria do CABSIN.
Contribuições para a Naturologia e atuação na WNF
Portella coordenou o grupo de trabalho que elaborou a definição nacional de Naturologia, a primeira versão das diretrizes curriculares do Naturólogo e o Código de Ética para esses profissionais, participando de muitas frentes dedicadas ao desenvolvimento da profissão desde a época que era estudante do curso.
Há quatro anos, ele colabora como membro da diretoria da WNF representando a Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA), até assumir a presidência para o biênio de outubro de 2025 a outubro de 2027.
Foco em projetos estratégicos
Atualmente, Caio Portella coordena o Mapa de Evidências em Naturopatia e Resistência Antimicrobiana, uma parceria entre CABSIN, WNF e Bireme-OPAS/OMS. Este é um tema prioritário para a Organização Mundial da Saúde no enfrentamento da crise gerada pelo uso inadequado de antibióticos na saúde global.


