A nova composição da Diretoria do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) para o período de novembro de 2024 a outubro de 2025 foi aprovada durante Assembleia Geral Extraordinária, em 29 de novembro de 2024. Os associados plenos deliberaram sobre a necessidade de mudanças na gestão devido a adequações acadêmicas da então presidente, Mariana Cabral Schveitzer, que encerrará sua gestão e continuará como pesquisadora ativa no Consórcio.
A nova Diretoria é liderada por Caio Portella como Diretor Presidente. Ricardo Ghelman segue no cargo de Diretor Vice-Presidente, enquanto Ana Paula Antunes Ferreira assume como Diretora Secretária. Eles ficam nos cargos até outubro de 2025, quando está prevista nova eleição.
Continuidade e Renovação
A transição reflete o compromisso pela continuidade das iniciativas promovidas pelo CABSIN, ao mesmo tempo em que amplia as perspectivas para o próximo período. Mariana Cabral Schveitzer ocupou a presidência de outubro de 2023 até novembro de 2024, em um ciclo marcado por avanços no fortalecimento da saúde integrativa e colaborativa no Brasil. Durante sua gestão, Ricardo Ghelman atuou como Diretor Vice-Presidente e Caio Portella, como Diretor Secretário, ambos permanecendo na Diretoria com novos papéis.
Representação Multidisciplinar
A Diretoria e os Comitês do CABSIN são compostos por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que trabalham integrados para promover o desenvolvimento das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI). Esse modelo de liderança busca fortalecer o impacto das práticas de saúde integrativa em diferentes contextos acadêmicos, clínicos e sociais, priorizando a colaboração e a ciência de ponta.
Perspectivas para 2024-2025
A nova gestão será responsável por consolidar projetos iniciados e fomentar novas parcerias, além de promover avanços acadêmicos e científicos que dialoguem com os desafios contemporâneos das MTCI no Brasil e no mundo.


