Dr. Ricardo Ghelman, presidente do CABSIN, é um dos experts externos da OMS selecionados para organização do encontro
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai realizar o primeiro Summit Global de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa, que acontecerá em Jamnagar, Gujarat, na Índia. O evento global será de 17 e 18 de agosto de 2023. O Summit reunirá especialistas de todo o mundo, com o objetivo de mobilizar o compromisso político e promover ações baseadas em evidências no campo da medicina tradicional, complementar e integrativa, bem como promover ações como Saúde Planetária e OneHealth. Será uma oportunidade única para explorar o potencial da saúde integrativa e sua contribuição para o bem-estar global. O encontro vai acontecer junto à reunião do G20, que vai reunir líderes de vários países..
O presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), Dr. Ricardo Ghelman, foi escolhido pela OPAS em Washington para representar a região das Américas. Com uma experiência nacional e internacional na área da Medicina e Saúde Integrativa, Dr. Ghelman tem se destacado tanto no Brasil quanto no exterior no desenvolvimento de projetos, na promoção do conhecimento científico nesse campo. Tem se destacado também na articulação internacional com ênfase na área de pesquisa, da saúde da criança e da oncologia como embaixador da Society of Integrative Oncology.
Sua participação como representante das Américas traz uma perspectiva regional de iniciativas de promoção da saúde integrativa nos países da região, contribuindo para uma visão mais abrangente do cuidado no contexto global, que engloba os saberes dos povos originários além das modalidades de práticas complementares da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde do Brasil.
O Summit Global de Saúde Integrativa, co-organizado pela OMS e pelo Governo da Índia, será uma plataforma abrangente que abordará uma variedade de temas, incluindo saúde planetária, conhecimento indígena na área da Saúde, evidências científicas, inovação digital, sustentabilidade e cobertura universal de saúde. Com a participação de especialistas de diferentes partes do mundo, o evento promoverá discussões profundas e a troca de conhecimentos, compartilhando as melhores experiências e inovações no campo da saúde integrativa.
Entre os dias 11 e 12 de julho, o grupo de 11 experts em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas da OMS se reúne com a equipe da OMS na Índia para debater e organizar o evento.
A presença do Dr. Ricardo Ghelman no grupo da OMS destaca as iniciativas do Brasil e do CABSIN na produção científica e na promoção de políticas públicas em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa informadas por evidência, assim como a experiência de integração no sistema de saúde com uma riqueza única. Reforça o compromisso com uma agenda de ações em parceria com a OPAS em Washington, OPAS Brasil, OMS e Ministério AYUSH.
“Está sendo uma honra participar deste time de experts da OMS, por indicação da OPAS, atividade que venho desenvolvendo desde 2019. Espero contribuir da melhor forma possível com as metas da OPAS, do Ministério da Saúde, da Rede MTCI Américas, Rede PICS Brasil, ISCMR e da rede de pesquisadores do CABSIN, trazendo a consciência da enorme oportunidade de diálogo entre as seis regiões do mundo que está sendo promovido pela OMS com esse grande evento global”, avaliou Dr. Ricardo Ghelman.


