Resumo foi escolhido como melhor trabalho científico do evento
O abstract intitulado “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e a saúde mental de idosos: Mapa de Evidências”, de autoria de Lissandra Fogaça, Mariana Cabral Schveitzer, Caio Portella, Ricardo Ghelman, Carmem Verônica Abdala, e Luiz Ramos, foi escolhido como o melhor resumo na categoria “Trabalho Científico” do IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CONGREPICS), realizado em entre 08 e 11 de novembro de 2023, em Florianópolis.
O trabalho, produzido como resultado do mapa de evidências produzido pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) da OPAS/OMS, aborda a eficácia das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) na melhoria da saúde mental dos idosos. Para isso, os autores realizaram uma análise abrangente, incluindo 26 revisões sistemáticas. Os resultados do estudo foram categorizados em quatro grupos principais de desfechos em saúde: vitalidade, bem-estar e qualidade de vida; transtornos mentais; indicadores mentais; e doenças crônicas. As intervenções analisadas incluíram práticas mente-corpo, como Tai Chi, Qi Gong, Yoga e Meditação, além da Acupuntura.
O estudo destacou que a maioria das intervenções apresentou efeitos positivos ou potencialmente positivos na saúde mental dos idosos. Efeitos positivos foram observados em áreas como depressão, desempenho cognitivo, qualidade do sono, memória, sensação de bem-estar, e em condições como Parkinson e Alzheimer. Por outro lado, algumas intervenções não mostraram efeito significativo, o que sugere a necessidade de mais pesquisas, especialmente ensaios clínicos randomizados com amostras maiores e mais homogêneas.
O trabalho premiado destaca o papel dos mapas de evidência para fornecer uma avaliação sistemática e baseada em evidências das MTCI, oferecendo informações valiosas para profissionais de saúde, gestores e usuários. Até o momento, o CABSIN e a BIREME já publicaram 26 mapas, focados em intervenções, eficácia e resultados que auxiliam a construção de políticas públicas em Saúde Integrativa informadas por evidências.
Saiba mais sobre os mapas de evidência aqui.
AUTORES
Anderson Machado
Jornalista
Willian de Andrade
Design e direção arte


