A Diretoria do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) compartilha o Relatório Anual 2023, com as principais ações desenvolvidas ao longo de 2023, e resgatando pontos importantes da trajetória do Consórcio em seus cinco primeiros anos.

Entre os destaques do ano, o CABSIN celebra a renovação do Acordo de Cooperação Técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o desenvolvimento dos projetos estratégicos 2023-2025, como o Repositório de Evidências, que utiliza inteligência artificial para acessar dados de mais de 2000 revisões sistemáticas.

O relatório também destaca o trabalho dos 14 Comitês Científicos do CABSIN. Destaca a produção de 28 mapas de evidência em colaboração com o BIREME/OPAS, incluindo lançamentos significativos durante o 4º CONGREPICS.

No cenário internacional, o CABSIN teve participação destacada em eventos científicos, como o 2nd World Congress on Integrative Medicine & Health, em Roma, e a aprovação da candidatura para a próxima edição, em 2025, no Rio de Janeiro. Traz também a repercussão da participação na Primeira Cúpula Mundial de Medicina Tradicional da OMS na Índia.

Além disso, o CABSIN esteve presente no Grupo de Trabalho brasileiro da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da OMS em Medicinas Tradicionais.

O relatório anual reúne essas e outras realizações, refletindo o compromisso contínuo do CABSIN com a pesquisa em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa e a promoção da saúde global, na nova diretoria sob a liderança da Drª. Mariana Cabral Schveitzer, e também dos projetos iniciados ainda na gestão de Ricardo Ghelman.

Acesse aqui o Relatório Anual 2023.