Palestra do Diretor Vice-Presidente do CABSIN, Ricardo Ghelman foi aberta a profissionais de saúde da Serra Gaúcha.

O município de Gramado, no Rio Grande do Sul, recebeu uma palestra na sede da Secretaria de Saúde sobre evidências científicas e a implementação de práticas de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI). O encontro reuniu cerca de 80 profissionais da saúde dos municípios de Gramado, Três Coroas, Nova Petrópolis, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que vieram de Porto Alegre.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Ricardo Ghelman, Diretor Vice-Presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN). Em sua apresentação, a importância das evidências científicas para nortear as escolhas das abordagens terapêuticas. Ele ressaltou a importância de ampliar o acesso às MTCI e PICS com respaldo científico, auxiliando na promoção de saúde e qualidade de vida, na prevenção de agravos à saúde, bem como na construção de laços terapêuticos e na conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Foi discutida uma proposta de incorporação de capacitação acompanhada de avaliação da efetividade na área das Terapias Externas Antroposóficas seguindo a experiência que tem ocorrido em São Paulo e Brasília. O CABSIN tem um histórico significativo de apoio a profissionais de saúde e gestores, especialmente através das mais de 2000 revisões sistemáticas para mais de 300 desfechos clínicos sistematizados nos mapas de evidência em parceria com a BIREME/OPAS. Esses mapas são ferramentas importantes para apoiar a prática clínica e políticas de saúde informadas em evidências, com acesso aberto.

O encontro contou com a presença do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e do secretário da Saúde do Município, Jeferson Moschen. Nestor Tissot expressou sua satisfação com a iniciativa: “É um momento importante de conhecimento e fico feliz de ver a equipe interessada em buscar novidades para atender a nossa população nessa área tão fundamental que é a saúde”. A farmacêutica Luana Baumbach, gestora da Rede Bem Cuidar de Gramado, destacou a relevância das MTCI e PICS na atenção básica de saúde do município. Ela enfatizou a mudança no modelo de interação entre profissionais de saúde e pacientes, a economia gerada para o sistema de saúde e a confiança da comunidade nessas abordagens terapêuticas. O evento contou com o apoio de Joziane Lemann, da área de Práticas Integrativas da SMS-Gramado, que colaborou na articulação para a realização do encontro. Após a palestra, houve uma visita técnica à estrutura da Farmácia Viva de Gramado para discutir o fornecimento de plantas medicinais para os projetos futuros.

AUTORES

Picture of Anderson Machado

Anderson Machado

Jornalista

Picture of Willian de Andrade

Willian de Andrade

Design e direção arte