O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) promoverá o primeiro Simpósio conjunto dos Comitês Científicos de Osteopatia e Pediatria Integrativa. A atividade online será realizada no dia 23 de novembro de 2024, das 13h às 18h (horário de Brasília), pelo Canal do CABSIN no Youtube.

Com o tema central: “Evidências & Prática Clínica na Interface entre Pediatria Integrativa e Osteopatia”, evento reunirá pesquisadores para analisar práticas baseadas em evidências para o cuidado de crianças, valorizando os conhecimentos das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas. A iniciativa busca identificar intersecções e ampliar o diálogo entre pediatras e osteopatas em prol de uma assistência pediátrica completa e integral.

A programação do simpósio terá início às 13h, com mediação de Caio Portella, Diretor-Secretário do CABSIN. A primeira apresentação será conduzida pela Dra. Ana Paula A. Ferreira, osteopata e coordenadora do Comitê de Osteopatia do CABSIN, que trará uma visão detalhada sobre a “Racionalidade em Saúde por trás da Osteopatia e Cuidados Osteopáticos em Pediatria”. Em seguida, o Dr. Ricardo Ghelman, fundador e vice-presidente do CABSIN, além de presidente do Núcleo de Pediatria Integrativa da Sociedade de Pediatria de São Paulo, apresentará a “Pediatria Integrativa: Visão das Três Infâncias, Experiências e Evidências”, enfatizando a relevância de integrar práticas complementares na pediatria.

Na sequência, temas clínicos específicos serão abordados. A MsC Fernanda Cunha discutirá as “Evidências e Experiências em Osteopatia: Abordagem Osteopática em Bebês com Assimetria Craniana”, com foco em intervenções precoces que auxiliam no desenvolvimento saudável. A Dra. Ana Christina Curi falará sobre “Evidências e Experiências em Osteopatia: Abordagem Osteopática em Crianças com Otite Média”, explorando como a osteopatia pode contribuir para o tratamento de condições comuns na infância.

O simpósio também trará a perspectiva da dor pediátrica, que constitui um grande desafio para a equipe de Saúde. A Dra. Márcia Yamamura, chefe do Ambulatório de Acupuntura em Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), discutirá o tema sob a ótica da acupuntura e o que existe de evidências no tratamento da dor pela abordagem integrativa para manejo e melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes que convivem com dor crônica.

Por fim, a MsC Márcia E. Rodrigues compartilhará sua experiência no “Ambulatório de Pediatria do SUS, Faculdade de Medicina de Jundiaí/SP”, apresentando os resultados no atendimento público de pediatria com o uso de práticas integrativas no cuidado infantil.

Para aqueles que desejam acompanhar o simpósio e conhecer mais sobre as intersecções entre a osteopatia e a pediatria integrativa, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do CABSIN no YouTube. Acesse o evento diretamente aqui.

Programação

13h: Abertura – Apresentação do CABSIN e mediação – Doutorando Caio Portella

13h30min: Racionalidade em Saúde por trás da Osteopatia e Cuidados osteopáticos em Pediatria nas diferentes etapas do desenvolvimento de zero a 21 anos – Dra. Ana Paula A. Ferreira Osteopata DO MRBrO

14h: Pediatria Integrativa: Visão das três infâncias, Experiências e Evidências – Dr. Ricardo Ghelman

14h30min: Evidências e Experiências em osteopatia: Abordagem Osteopática em Bebês com Assimetria Craniana – MsC Fernanda Cunha Osteopata DO MRBrO

15h: Intervalo

15h30min: Evidências e Experiências em osteopatia: Abordagem Osteopática em Crianças com Otite Média – Dra. Ana Christina Curi Osteopata DO MRBrO

16h: Perspectiva da Dor pela Pediatria Integrativa – Dra. Marcia Yamamura

16h30min: Experiência da Osteopatia em Ambulatório de Pediatria do SUS, Faculdade de Medicina de Jundiaí/SP – MsC. Marcia E. Rodrigues – Osteopata D.O.MRO Br

17h: Mesa de diálogo entre os participantes e palestrantes do evento.

18h: Encerramento