O prazo para submissão de trabalhos científicos ao 3rd World Congress on Traditional, Complementary, and Integrative Medicine (3rd WCTCIM) foi prorrogado: pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e gestores interessados agora têm até o dia 21 de maio de 2025 para enviar seus resumos. Esta é uma oportunidade ampliada para participar ativamente do maior evento global de MTCI, que acontece de 15 a 18 de outubro de 2025, no Rio de Janeiro.

As submissões devem ser feitas exclusivamente em inglês, língua oficial do congresso, e podem ser realizadas em uma das três modalidades aceitas: pesquisa, relato de caso clínico ou relato de experiência. Os trabalhos aprovados farão parte da programação oficial do evento, podendo ser apresentados presencialmente e incluídos em publicação indexada.

Eixos temáticos do Congresso Mundial de MTCI

Os resumos submetidos ao 3rd WCTCIM devem preferencialmente estar alinhados aos eixos temáticos do congresso, que serão debatidos em grandes sessões plenárias incluem:

  • (A) Diversidade do campo das Medicinas Tradicionais e Complementares;
  • (B) Integração das MTCI nos sistemas de saúde nas seis regiões
  • (C) Contribuições das MTCI informadas por evidências para a saúde pública;
  • (D) Cuidado ao longo do curso da vida com MTCI;
  • (E) Educação e formação em MTCI;
  • (F) Saúde planetária, OneHealth e sociedades saudáveis.

    Esses temas estruturam a programação e refletem a abordagem multidimensional do evento, conectando saberes tradicionais, inovação científica e políticas sustentáveis nas seis regiões do mundo.

Modalidades de submissão de resumos científicos

As modalidades de submissão contemplam diferentes perfis de contribuição ao campo das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), permitindo que pesquisadores, profissionais e instituições compartilhem resultados de pesquisa, relatos clínicos relevantes ou experiências aplicadas em contextos diversos. Todas as propostas devem observar os critérios definidos nas diretrizes oficiais e serão avaliadas pelo Comitê Científico com base em sua originalidade, relevância temática, rigor metodológico e contribuição potencial para o avanço das MTCI em nível local e global. O envio deve seguir as normas técnicas estabelecidas na plataforma oficial do congresso.

Conheça os formatos disponíveis e as orientações técnicas que devem ser observadas com atenção durante o processo de submissão:

  1. Pesquisas Científicas:
    Esta modalidade abrange estudos quantitativos, qualitativos ou mistos, incluindo estudos pré-clínicos, estudos clínicos, revisões sistemáticas ou estudos metodológicos. Os resumos devem conter entre 250 e 500 palavras, estruturados em introdução, métodos, resultados e conclusões. Além disso, é necessário destacar o eixo temático, autores, instituição de origem e palavras-chave (3 a 5, conforme o DECS). O Comitê Científico avaliará a preferência do autor por pôster ou apresentação oral.
  2. Relato de Caso:
    Os Relatos de Caso seguirão as normas internacionais de relatos de casos (CARE Report Guideline). Os resumos devem ter até 500 palavras e incluir informações sobre sintomas, diagnósticos, intervenções e resultados, além de destacar desafios enfrentados e lições aprendidas.
  3. Relatos de Experiência:
    Esta modalidade destaca práticas implementadas em saúde pública ou comunitária até experiências hospitalares e de promoção da saúde ao redor do mundo. A submissão será através de texto de até 1.000 palavras. O conteúdo deve abordar problemas enfrentados, resultados alcançados (se aplicáveis) e recomendações ou desafios identificados. Os aprovados dessa categoria deverão enviar um vídeo (em inglês ou legendado em inglês, caso o idioma original seja outro), que serão incluídos na Plataforma IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que reúne experiências em saúde.

Fique atento aos Requisitos

Cada autor principal pode submeter no máximo dois resumos de trabalhos.

No momento da submissão, não é obrigatório que os autores estejam inscritos no congresso, mas a inscrição do autor principal será necessária para que o trabalho seja apresentado no congresso e publicado no anais.

Além disso, os nomes de todos os coautores deverão constar na submissão inicial. As submissões devem ser feitas exclusivamente pela plataforma oficial do evento, disponível no endereço https://wctcim.cabsin.org.br/new/submission , onde constam todas as normas para submissão. Trabalhos enviados por e-mail ou fora do padrão estabelecido serão desclassificados.

3rd WCTCIM: Evento global estratégico para inovação e cooperação em MTCI

O 3rd World Congress on Traditional, Complementary and Integrative Medicine (3rd WCTCIM) acontecerá entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, no Centro de Eventos Riocentro, no Rio de Janeiro. Esta edição histórica, a primeira realizada na América Latina, reunirá participantes de mais de 50 países para discutir os grandes desafios e oportunidades da MTCI em escala global. O evento promoverá um intercâmbio inédito entre saberes tradicionais e tecnologias emergentes, como a aplicação de inteligência artificial em pesquisas na área de MTCI, saúde indígena e descoberta de novos medicamentos a partir de plantas medicinais.

Esta edição histórica, a primeira realizada na América Latina, terá uma programação multilíngue e inclusiva, abordando temas estratégicos como evidências científicas para questões cruciais em saúde pública, saúde planetária, sustentabilidade, e integração das Medicinas Tradicionais e Complementares aos sistemas de saúde. O congresso também será um marco estratégico por lançar e debater a Estratégia da OMS para Medicina Tradicional 2025–2034, com impacto esperado em mais de 170 países comprometidos com essa agenda global.

Organizado numa parceria entre o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), a International Society for Traditional, Complementary and Integrative Medicine Research (ISCMR) e a European Society of Integrative Medicine (ESIM), o evento será também uma oportunidade estratégica para apresentação de propostas concretas e consolidação de redes globais que contribuirão com o futuro da saúde planetária em meio a crise climática.

Inscreva-se no 3rd WCTCIM com benefícios

Além da submissão de resumos de trabalhos científicos e relatos de experiências, as inscrições para participar do 3rd WCTCIM já estão abertas. Instituições parceiras oferecem um desconto adicional de 15%, e afiliados ao CABSIN contam com 30% de desconto, mediante uso de cupons fornecidos pelas respectivas organizações.

Estudantes de graduação e pós-graduação, residência médica e multiprofissional, fellowships, gestores, formuladores de políticas públicas e líderes comunitários na área já possuem um valor diferenciado nas inscrições.

As inscrições devem ser feitas em https://wctcim.cabsin.org.br/new/registration/

Para grupos com mais de 10 participantes, o 3rd WCTCIM oferece 30% de desconto, com pagamento único para todo o grupo. A proposta deve ser enviada pelo responsável, reunindo as informações de cada membro. Após a verificação, a organização fornecerá as instruções de pagamento e acesso. Essa modalidade é ideal para instituições acadêmicas, redes de saúde e organizações que atuam com MTCI. Confira os detalhes para inscrições em grupo em: https://wctcim.cabsin.org.br/new/registration/

Outras formas de participar do 3rd WCTCIM

Além das propostas de atividades, seguem abertas outras oportunidades de participação no 3rd WCTCIM:

🔬 Submissão de abstracts científicos:
Os interessados podem enviar resumos nas modalidades pesquisa, relato de caso e relato de experiência até o dia 21 de maio de 2025. Os resumos aprovados poderão ser apresentados no evento e publicados em periódico indexado. Saiba mais em: https://wctcim.cabsin.org.br/new/submission

🤝 Propostas de Grupos de Interesse Especial (SIGs):
Os SIGs reúnem especialistas e profissionais em torno de temas estratégicos da MTCI, com foco em colaboração internacional e produção de resultados concretos. O prazo para envio das propostas vai até 21 de maio de 2025. Detalhes em: https://wctcim.cabsin.org.br/new/sig-submission/

🧩 Propostas para atividades na programação:
Profissionais, pesquisadores e representantes de comunidades podem submeter propostas para compor a programação oficial do congresso até 14 de maio de 2025. As atividades podem incluir sessões temáticas, oficinas, simpósios, vivências culturais e outros formatos inovadores. As propostas serão avaliadas quanto à relevância, inovação, viabilidade e alinhamento com os temas do congresso. Saiba mais em: https://wctcim.cabsin.org.br/new/proposals-for-activities/

🔗 Saiba mais e inscreva-se: wctcim.cabsin.org.br

Informações: [email protected]