Com a chegada de um novo ciclo no Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), temos o prazer de compartilhar com vocês o Relatório Anual 2023. 

Este ano foi marcado pela posse da nova diretoria para o ciclo 2023-2025, simbolizando uma nova fase de expansão e aprofundamento em nossas atividades e parcerias. Dra. Mariana Cabral Schveitzer foi eleita como Diretora Presidente, Dr. Ricardo Ghelman como Vice-Presidente e Caio Portela como Diretor Secretário. Esta nova gestão, eleita unanimemente, simboliza um marco na trajetória do CABSIN, reforçando nosso compromisso com a expansão e aprofundamento de nossas atividades e parcerias.

Nestes últimos cinco anos, sob a gestão do fundador Dr. Ricardo Ghelman, o CABSIN alcançou avanços significativos, fortalecendo suas ações em prol da pesquisa em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI). Foi um período marcado pelo crescimento expressivo de afiliados e pela conquista de importantes parceiros nacionais e internacionais, expandindo nossa atuação e impacto no campo das pesquisas em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI).

A nova gestão, liderada pela Dra. Mariana Cabral Schveitzer, traz uma visão renovada e uma abordagem estratégica para os próximos anos.

Mariana, com sua experiência como professora do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp e sua inserção internacional como pesquisadora de revisão sistemática, está bem posicionada para avançar com as iniciativas do CABSIN, incluindo a produção de mapas de evidência e a expansão de nossas colaborações internacionais.

Celebramos a Renovação do Acordo de Cooperação Técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), reafirmando a confiança e o reconhecimento no trabalho que desenvolvemos. Esta parceria tem sido essencial para o avanço dos nossos sete projetos estratégicos, incluindo o desenvolvimento do Repositório de Evidências, que permite o acesso a dados de mais de 2000 revisões sistemáticas com uso de inteligência artificial.

Neste ano, o CABSIN alcançou marcos significativos em suas atividades, especialmente com o cadastro de 96 pesquisadores provenientes dos 14 comitês científicos como Grupo de Pesquisa no CNPq, sob liderança de Dr Ricardo Ghelman. 

Alcançamos a marca de 28 mapas de evidência produzidos em colaboração com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS). Destacamos o lançamento de três novos mapas, durante o 4º Congrepics, e do mapa sobre Cannabis Medicinal, refletindo nosso compromisso em sistematizar dados para apoiar a prática clínica informada por evidências.

A qualidade e relevância destes mapas foram reconhecidas com uma premiação de melhor trabalho científico durante o 4º CONGREPICS, evidenciando a importância de fortalecer as pesquisas em MTCI.

No cenário internacional, participamos de diversos eventos científicos. Lideramos, como Chapter Brazil do International Society for Traditional, Complementary and Integrative Medicine Research (ISCMR), de apoiar uma comitiva de mais de 25 pesquisadores brasileiros para o honra de participar do 2nd World Congress on Integrative Medicine & Health (WCIM&H), Congresso Mundial de Medicina e Saúde Integrativa, realizado em Roma. 

A próxima edição será na América Latina! Celebramos com muita alegria a aprovação da candidatura do Rio de Janeiro para sediar o Terceiro Congresso Mundial de Medicina e Saúde Integrativa 3rd WCIM&H em 2025. A proposição do CABSIN, em colaboração com a ISCMR e a European Society of Integrative Medicine (ESIM), recebeu apoio de entidades de diversos países pelo mundo (India, Alemanha, EUA, Cuba, Peru, China, Israel, Africa do Sul, Suiça, etc), assim como pela RedePICS Brasil, Rede MTCI Americas e OPAS, entre outros.

Outro grande momento foi a participação na Primeira Cúpula Mundial de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS) junto com G20, na Índia. Dr. Ricardo Ghelman foi um dos experts destacados pela OMS para a organização desse fórum que culminou com a Declaração de Gujarat, documento que apresenta desafios globais para a MTCI.

Também é destaque a participação do CABSIN como coordenador do Grupo de Trabalho brasileiro da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da OMS, em Medicinas Tradicionais-Módulo 2 (Ayurveda), por meio do Comitê de Ayurveda do Consórcio. Em 2024, o projeto continua com a incorporação da Medicina Tradicional Chinesa e da Ayurveda no sistema de informação com o CID-11.

Esses são apenas algumas das diferentes frentes em que nosso Consórcio atuou ao longo de 2023 e que estão reunidas neste relatório anual.

Expressamos nossa gratidão a todos os afiliados, parceiros e colaboradores pelo empenho e dedicação, fundamentais para esses resultados. Estamos comprometidos em continuar fortalecendo as pesquisas em MTCI e contribuindo para a promoção da saúde global em 2024.

Atenciosamente,
Diretoria do CABSIN