Vamos conhecer funcionalidades dos buscadores acadêmicos

O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) reuniu uma série de recursos voltados para a facilitação do trabalho de pesquisadores na área da saúde. A seção “Recursos para o Pesquisador”, disponível no site do CABSIN na aba “Pesquisa” (https://cabsin.org.br/recursos-para-pesquisadores), reúne informações e ferramentas tecnológicas que auxiliam na produção de textos, busca de fontes científicas, acesso a plataformas de universidades e institutos, e outros recursos que facilitam a escrita de artigos e publicações científicas.

Dentre os recursos disponíveis nesta seção, destacamos os buscadores acadêmicos, que são aliados imprescindíveis para você, pesquisador(a), na busca por informações e dados científicos atualizados. A seguir, apresentamos uma lista de buscadores e bases de dados disponíveis.

  1. Portal de periódicos da CAPES: Biblioteca virtual que reúne mais de 30 mil títulos da produção científica internacional, com destaque para os jornais e revistas periódicos nos mais diversos setores da saúde.
  2. Examine: Base de dados sobre Suplementos, oferecendo informações detalhadas sobre suplementos nutricionais, incluindo análises científicas, dosagens e recomendações baseadas em evidências.
  3. Portal Regional da BVS (bvsalud.org): O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). É desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol). Aplica a interface integrada de busca IAHx com recursos de filtros, exportação de resultados, busca avançada e interoperação com o DeCS/MeSH.
  4. MEDLINE: Sigla para o termo em inglês Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, que significa Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica. É uma das maiores bases de dados médicas, contendo milhões de citações e resumos de artigos publicados em revistas científicas.
  5. BVS MTCI | Medicinas Tradicionales, Complementarias e Integrativas en las Américas (bvsalud.org): A BVS MTCI Américas é uma iniciativa coordenada pela BIREME/OPAS/OMS que se baseia no trabalho colaborativo e participativo da Rede MTCI Américas. O objetivo é promover o acesso e a disseminação de informações sobre medicinas tradicionais, complementares e integrativas nas Américas.
  6. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.
  7. Open Access Theses and Dissertations (OATD): Open Access. Repositório de teses e dissertações de acesso aberto, que busca agregar teses e dissertações de diversas instituições e países, facilitando o acesso a trabalhos acadêmicos de pós-graduação.
  8. List of academic databases and search engines: Lista compreensiva de bases de dados acadêmicas e motores de busca, abrangendo diversas áreas do conhecimento e facilitando a localização de recursos e informações relevantes para pesquisadores.
  9. Scielo: Plataforma de acesso aberto a periódicos científicos, que abrange diversas áreas do conhecimento e promove a divulgação de trabalhos acadêmicos de autores latino-americanos e de países em desenvolvimento.
  10. BDTD (ibict.br): Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Ibict, que reúne trabalhos acadêmicos de diversas instituições brasileiras, promovendo o acesso e a disseminação de conhecimento gerado no país.
  11. SISAB (saude.gov.br): O SISAB integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família (DESF/SAPS/MS) denominada e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), que propõe o incremento da gestão da informação, a automação dos processos, a melhoria das condições de infraestrutura e a melhoria dos processos de trabalho. É um sistema que coleta, processa e analisa dados referentes à atenção primária à saúde no Brasil, auxiliando na elaboração e avaliação de políticas públicas de saúde.
  12. PIE (bvsalud.org): Repositório de dados Políticas Informadas por Evidências. Trata-se de um repositório que coleta, armazena e disponibiliza informações sobre políticas de saúde embasadas em evidências científicas, facilitando o acesso a informações relevantes para a tomada de decisões e formulação de políticas públicas em saúde.

Para conhecer outras sugestões, visite:
https://cabsin.org.br/recursos-para-pesquisadores